Turquia proíbe entrada de caminhões iranianos em retaliação à República Islâmica

© AFP 2021 / JEAN-FRANCOIS MONIER

Chefe da Associação de Desenvolvimento Comercial da Turquia com o Irã afirmou que tensões entre Teerã e Ancara podem piorar ainda mais a parceria comercial entre os dois países.

A Turquia fechou os postos de controle para a passagem de caminhões provenientes do Irã, respondendo assim a medidas semelhantes de Teerã, disse à Sputnik o chefe da Associação de Desenvolvimento Comercial da Turquia com o país persa, Ozca Alas.

“A decisão turca de proibir a entrada de caminhões iranianos é uma resposta à proibição da passagem de caminhões da Turquia para o Irã”, disse Alas nesta quinta-feira (7).

Alas comentou que a relação comercial entre as duas nações entrou em crise devido à situação tensa na fronteira do Irã com o Azerbaijão. Na semana passada, o Exército do Irã iniciou exercícios perto do Azerbaijão, exibindo suas capacidades militares.

O político turco também afirmou que os negócios entre as duas nações diminuíram com a pandemia do novo coronavírus e sublinhou que essas tensões entre Teerã e Ancara podem piorar ainda mais a parceria comercial.

As tensões Teerã-Baku aumentaram nos últimos dias devido às suspeitas das autoridades iranianas de que o Azerbaijão estaria trabalhando em estreita colaboração com Israel.

Teerã acusa Tel Aviv de usar Baku para se aproximar das fronteiras iranianas e tentar reacender o conflito entre o Irã e o Azerbaijão.

Fonte: Sputnik Brasil