Blog do Thame

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Educação, vai realizar nos dias 24 e 28 de agosto, uma programação especial comemorativa da Semana Nacional da Inclusão.  Atualmente, está sendo executado na rede municipal de ensino um trabalho solidificado na esfera inclusiva, que abrange atendimentos educacionais especializados no Centro de Apoio Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEAPE), trabalho estendido às Salas de Recursos Multifuncionais nas unidades escolares.

No dia 24, a programação prevê, às 8 horas, Caminhada da Inclusão saindo da Praça da Igreja de Santo Antônio em direção à Praça Cultural contribuindo dessa forma para a divulgação do trabalho da equipe de Educação Especial do município de Ubaitaba. No dia 28, terça-feira, haverá palestra, apresentações culturais e amostras de artes no auditório do Rotary Club, contando com a presença dos pais e pessoas da comunidade, seguida de coffee-break.

A secretária municipal da Educação, Roberta Carneiro, destaca o esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil como resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Na última década, o sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva através de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), o qual acolhe todos os alunos com necessidades educacionais especiais e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.

 

Em Ubaitaba, explica a secretária, há uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos; realidade essa suprida através das Salas de Recursos Multifuncionais implantadas no município. É essa verdade social local, que amplia o ressignificado do processo de inclusão educacional.