Por Redação – Foto Reuters

 

Tensões entre Ucrânia e Rússia atingiram um novo patamar na terça-feira, com a Ucrânia anunciando ter realizado um ataque aéreo na Crimeia que resultou na destruição de um navio-tanque da Marinha Russa. Caso confirmado, este seria o terceiro golpe nas forças armadas russas em menos de uma semana.

Vídeos chocantes divulgados nas redes sociais mostram grandes explosões no porto de Feodosia, apontado como o epicentro do ataque. O Ministério da Defesa russo confirmou que o navio de desembarque Novocherkassk foi danificado no incidente, destacando que este foi resultado de um ataque ucraniano.

As autoridades russas relatam uma vítima fatal, duas pessoas feridas e danos substanciais ao navio atingido.

O chefe da Crimeia nomeado pela Rússia, Sergey Aksyonov, reconheceu através de uma declaração que houve “um ataque inimigo na área de Feodosia”. Uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas nos ataques ucranianos, disse Aksyonov em atualização no Telegram, embora não tenha mencionado o Novocherkask.

Numa publicação no Telegram, o comandante da Força Aérea Ucraniana, Mykola Oleshchuk, agradeceu ao pessoal envolvido na “destruição do grande navio de Novocherkask”.

“E a frota na Rússia está ficando cada vez menor! Obrigado aos pilotos da Força Aérea e a todos os envolvidos pelo trabalho!”, comemorou.

O Novocherkassk foi construído na Polônia e entrou em serviço no final da década de 1980, criado para desembarques anfíbios. Ele pode transportar vários tipos de veículos blindados, incluindo tanques.

De acordo com uma ficha militar dos EUA sobre o Novocherkask e os outros navios da sua classe, têm 112 metros desloca cerca de 3.450 toneladas — aproximadamente o mesmo tamanho de um navio de combate costeiro da Marinha dos EUA.

O Novocherkask transporta uma tripulação de cerca de 87 pessoas, com capacidade para 237 soldados, segundo os militares dos EUA. Não se sabe quantas pessoas poderiam estar a bordo no suposto ataque ucraniano.

Oleshchuk, o comandante ucraniano, disse que o navio transportava drones de ataque Shahed fabricados no Irã.

Sergei Aksyonov, o governador da Crimeia empossado pela Rússia, comentou que o ataque ucraniano resultou no incêndio na área portuária da cidade e que foi prontamente contido.

“Todos os serviços de emergência relevantes estão no local. Moradores de várias casas serão evacuados”, ressaltou Aksyonov no Telegram.

A administração da Crimeia instalada pela Rússia, entretanto, informou em um comunicado que devido a “razões técnicas” os trens não partirão de Feodosia por enquanto e que o tráfego nas ruas foi parcialmente bloqueado na área.

A cidade de Feodosia, que tem uma população de cerca de 69 mil pessoas, fica na costa sul da Península da Crimeia.

A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, em um ato amplamente criticado pela comunidade internacional.