Após passar por diferentes pontos da cidade de Salvador, a quarta temporada do Umbu Podcast desembarca no bairro da Liberdade. Depois de muita resenha pelos bairros do Rio Vermelho, Subúrbio, Centro da Cidade, Brotas e Cabula, as apresentadoras Camilla França, Mirtes Santa Rosa e Val Benvindo finalizam as visitas no tradicional e popular bairro da Liberdade.

A proposta desta temporada buscou promover e destacar a cultura das ruas de Salvador. Cada episódio visitou um bairro da cidade, destacando o cotidiano das ruas, as resenhas, a história dos bairros, entre outros aspectos. Para Camilla França, a resenha desta edição foi mais especial, porque teve também muita identificação. “Nós três temos histórias e relações nesses bairros, e ao mesmo tempo, conhecemos um pouco mais sobre eles e de como estas localidades são importantes para a preservação de uma cidade pluricultural”.

O projeto nasceu em 2020 a partir da ideia de produzir um podcast baiano que dialogasse com os novos e antigos temas da cultura da Bahia. De acordo com Val Benvindo, a quarta temporada trouxe uma sensação de descobertas e reafirmações. “Esta temporada foi muito importante também, porque conseguimos perceber – e ter mais certeza – de como a maioria dos bairros de Salvador tem uma resistência preta que se mantém viva e presente”.

Ao todo o Umbu podcast já tem cerca de 25 episódios, que falam sobre relacionamento, cultura, moda, literatura, negócios, manias, comes e bebes, entre outros. E a próxima temporada promete trazer muito mais informação, já que o tema será sobre a democracia. Segundo Mirtes Santa Rosa, “acho que é muito importante reafirmar a importância e inclusive dizer o que é democracia, porque tem muita gente que não consegue dimensionar o poder que a democracia tem sobre a nossa sociedade”.

Sobre as apresentadoras – Camilla França é jornalista, produtora de conteúdo e mestre em cultura e sociedade. Além de ter experiência em assessoria de comunicação e produção executiva de projetos, a podcaster tem especialidade em festas populares, atuando também com gestão de projetos e de conteúdos culturais.

Mirtes Santa Rosa é publicitária e especialista em comunicação e gerenciamento de marcas e também trabalha com planejamento estratégico comunicacional de projetos culturais e políticos, onde pode mesclar suas duas maiores habilidades profissionais: gestão e comunicação.

Val Benvindo é uma mulher preta, de candomblé, consultora em diversidade racial, produtora, jornalista, apresentadora e também gestora de relações públicas do AFROPUNK Bahia. Além disso, ela é também influenciadora digital e faz parte do casting da MAP, e está no ar semanalmente com o quadro “Meu nome é Val” na TV Band Bahia.

Onde escutar o Umbu – O Umbu Podcast pode ser escutado em todas as plataformas digitais. São programas que tratam de temas específicos e que buscam apresentar aos seus ouvintes novas possibilidades de pensar.  Além de pautar uma temporada temática, a 4° Temporada do Umbu também inovou em produzir uma temporada completa de videocast. Os programas estão disponíveis no youtube do podcast e são lançados logo depois dos episódios.