Por Confraria do NB – Foto Reprodução Gazeta Esportiva

Uma ilusão chamada Bahia

E mais uma vez o Esporte Clube Bahia não mostrou para que veio. E agora com a milionária SAF do Grupo City, a vergonha dos tropeços são ainda maiores. Poderia o torcedor ter um pouco mais de paciência para aguardar os bons resultados? Sim! Poderia e pode! O que não pode é um time com um orçamento muito maior do que seus adversários no Campeonato Baiano, terminar o torneio com um futebol apático, preguiçoso, cansado. Muito cansado. Inaceitável que o “grande” treinador Rogério Ceni venha nos dizer que lhe falta peça de reposição. Neste momento do ano, é inaceitável. Estamos falando do Baianão. Campeonato com times que, o salário do meio-campista Everton Ribeiro, paga a folha da maioria dos elencos dos demais participantes do estadual. Por tanto, o Bahia deveria sim, mesmo desentrosado, ganhar e ganhar bem dos seus adversários no Baianão 2024. Poderia até ser um papo de torcedor apaixonado. Mas eu torço há quase 60 anos para o Touro do Sertão. E mais um ano inicia com o time do Bahia iludindo sua maravilhosa apaixonada torcida. Eles não merecem este fracasso.

Patriotas muskinianos

Após o dono da Tesla e da rede social X (ex-Twitter), Elon Musk afrontar a suprema corte brasileira desrespeitando nossas leis e alimentando mentiras contra o processo eleitoral brasileiro, a bolha bolsonarista seguindo seus quadros políticos ativaram suas máquinas e bombardearam as redes com mensagens de apoio ao Musk. Teve até político bolsonarista trabalhando para que os EUA aplicassem sanções contra o Brasil. Teve outro que em pleno plenário do Senado, fez um discurso em inglês apoiando Elon Musk e citando liberdade de expressão. O inacreditável feito foi do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Essa gente apoia quem desrespeita nossas leis. Essa gente jura bandeira de outro país. Declara amor por presidente de outro país. Ajudam na destruição das riquezas nacionais brasileiras. E se vendem como patriotas. Essa gente é tão patriota quanto o diabo é cristão. 

Patriotas brazãonianos

Nesta semana a Câmara dos Deputados votou para manter preso o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Os patriotas bolsonaristas votaram para soltar Brazão. O patriota baiano, deputado Alden, por sua vez votou para libertar Brazão e disse, “Votei contra a prisão de Brazão, pois a permanência da prisão é inconstitucional. Não sou a favor da impunidade, mas não podemos ser favoráveis ao ataque que fere de morte a Constituição e as prerrogativas parlamentares”. Para eles, vale a Constituição. Para o povo pobre quando pego em atos ilícitos, já não é mais a constituição. “É a esquerda protegendo bandido”. Esperar o que dessas pessoas que endeusam a figura de um homem que zombou a morte de mais de 700 mil vidas perdidas na pandemia do covid-19?

Lado errado da história

Igor Kannáruo – Foto Reprodução Wikipédia

Anderson Machado, mais conhecido como Igor Kannário, postulado ao posto de Príncipe do Gueto, desembarcou na base do governo da Bahia, abandonando assim sua trajetória no grupo direitista de ACM Neto. Tensões a parte por conta da chegada do rebelde príncipe no lado esquerdo da política, Kannário enfim chegou onde já deveria estar, ou melhor, deveria ter iniciado. Imaginar um representante da favela defendendo direitos da nobreza não é o caminho correto para que quer a coroa de rei. A prova disso foi as duras críticas que sofreu do seu eleitorado por conta das pautas anti-trabalhador que ele ajudou a aprovar quando deputado federal pelo União Brasil. Quando saiu da política, Kannário disse “Não faz diferença na minha vida”. De fato, não. Ganhou uma boa grana como cantor. Estourou. fez tanto sucesso que lhe valeu o título de príncipe da favela. E é nesta favela que a boa representatividade política faz diferença na vida das pessoas das periferias. Kannário é um príncipe rebelde que iniciou usando bem a sua voz como protesto mas se perdeu na arrogância no decorrer da estrada. Dá tempo de recuperar o status e quem sabe, se tornar Rei. A favela carece e muito de uma grande representatividade que promova as verdadeiras e urgentes mudanças que precisam. Pois no momento, enquanto morrem desassistidos, vivem de paliativos.

Pesquisa e o oba oba

Eleições para o executivo estadual e federal, só daqui a mais de dois anos. Mas já estamos sendo bombardeados com pesquisas que “avaliam” a satisfação ou insatisfação do povo com os gestores. No caso, Lula no Brasil e Jerônimo na Bahia. Os outros estados é com eles lá. Então, se levarmos em conta os últimos anos eleitorais para estes dois cargos específicos, essas pesquisas só serviram para colocar dinheiro no bolso dos institutos em questão. Muitas delas inclusive no período da eleição, bateram com a cara na porta e feio. O mais simples aspirante a cientista político sabe que com o PT na Bahia a história é outra. Baianos e baianas da capital e região metropolitana é uma coisa. Interior é “oto patamar” e não adianta oposição ficar pegando ponga nas pesquisas que desaprovam seu concorrente e ficar fazendo oba oba para ganhar likes nas redes sociais. Fique aí caçando engajamento na rede social e não vá visitar os 417 municípios para arar terreno para você o pipoco nas urnas em 2026?

Proibido mentir?

Presidente Lula – Foto Evaristo Sá/AFP

Nesta sexta-feira, o presidente Lula disse num discurso: “Eu, se pudesse, iria fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, subordinado à maldade, subordinado à intriga”. Chega ser tão absurdo e desnecessário um comentário desse. Absurdo porque veio de uma das mais brilhantes mentes políticas desta época. Alguns menos politicamente apaixonados percebem sinais de cansaço em Lula. Os mais amorosos acham que Lula chegará feito homem de ferro em 2026. E se Lula em 2026 estiver enferrujado? Seria então mentiras ditas antes da hora? Com base neste novo decreto apenas desejado por Lula, poderiam ser presos? E como ficariam as promessas de campanha não cumpridas? Promessas essas que o próprio Lula tem muitas na bagagem. Mentir é um dom da sociedade mundana. É geral. Na política, só é um dom altamente potencializado. Então…?

Israel divinamente desumana

Chega! Basta! PAREM DE NORMALIZAR ASSASSINATOS DE CRIANÇAS! A verdade é que Benjamin Netanyahu e seu exército são portadores da marca do capeta na terra. E qualquer um que continue normalizando as atrocidades que Israel está cometendo com civis palestinos também são de certa forma, involuntária, adoradores do capeta. Pessoas com o mínino de senso divino jamais aceitaria este genocídio em massa. Qualquer religião que pense e pregue o mínimo de amor e respeito entre as pessoas não aceita o que está acontecendo em Gaza. A desculpa de que estão tentando capturar integrantes do Hamas vale tanto quanto uma nota de R$ 500 reais. E só gente desumana, batizada nas macabras águas do inferno. É para lá retornaram para que suas almas fiquem presas na sétima prisão. É a maior de todas as prisões do inferno sendo formada por dez fossos. É o próprio inferno dentro do inferno. E lá esses que praticam o genocídio dos palestinos e aqueles que com falsas desculpas, apoiam, irão para o nono Fosso. Lugar onde os semeadores de discórdia são esfaqueados pelas espadas de demônios. Os demônios que os punem causam mutilações em partes do corpo representativas do tipo de discórdia provocada. E observem. Os três tipos de semeadores de discórdias, segundo essa crença são: criadores de cismas religiosas, instigadores de conflitos sociais, semeadores de desunião familiar. Três condutas fortemente presentes nos bolsonaristas e extremistas religiosos. 

Terrível mundo do futebol

A cara da moral do futebol brasileiro – Foto Reprodução Web

O ambiente que deveria ser de muito lazer, diversão e união, tem se tornado espaços de várias formas de violência. Se esporte é vida, porque futebol, pelo menos no Brasil, tem provocado tanto mal e, tirando vidas?A última morte registrada foi no último domingo (07), no clássico entre Remo e Paysandu. Craques que outrora nos fizeram felizes com o espetáculo do futebol, hoje estão condenados pelo crime de estupro. A mais recente vergonha foi o retorno do treinador Kleiton Lima ao Santos Futebol Clube, onde ele foi acusado de assediar 19 atletas em 2023. Foi demitido naquela época e reconduzido ao posto nesta semana. Bravamente as jogadoras do Corinthians (viva Sócrates) se manifestaram na partida contra o próprio Santos nesta sexta-feira última. Infelizmente, acreditamos que por pressão interna seguida de ameaças de demissão, as jogadoras do Santos não se manifestaram. Em outra partida, as meninas do Palmeiras e Avai/Kinderman, também se manifestaram denunciando o silêncio do mundo do futebol nos casos de violência contra as mulheres. Mesmo após a poderosa manifestação da presidente do Palmeiras, não houve uma grande voz no mundo do futebol masculino brasileiro que condenasse os crimes e condutas machistas que as mulheres vem sofrendo. Já perdemos o brilho do esporte. Somos motivos de vergonha (. 7×1). Agora estamos perdendo ética, a dignidade e moral.