UNIASSELVI vai especializar e atualizar mais de 6 mil servidores do Estado do PR

O vice governador Darci Piana participa nesta quarta-feira (20) do lançamento de programa de cursos de atualização profissional e de especialização nas áreas de Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos e Análise Criminal para 6,2 mil profissionais de todo o Paraná, no Palacio Iguacu. Na foto, Hermínio Kloch, reitor da Uniasselvi. Curitiba, 20/10/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN/ Divulgação

Parceria foi oficializada hoje e ofertará quatro cursos na área da segurança pública

A UNIASSELVI e a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) do Paraná (PR) oficializaram hoje (20) uma parceria com objetivo de especializar e atualizar 6,2 mil servidores. Quatro cursos da modalidade Ensino a Distância (EAD) serão ofertados aos integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Departamento Penitenciário.

Com a iniciativa, 27 municípios do Estado paranaense poderão contar com a atuação de colaboradores mais qualificados. Os três cursos de atualização irão desenvolver técnicas de abordagem, investigação e estudos aprofundados da legislação sobre: polícia comunitária, mediação de conflitos e análise criminal. Além da Pós-graduação de Especialização em Atuação Policial.

Os conteúdos foram estabelecidos de acordo com contextos práticos e teóricos, das peculiaridades das atividades desempenhadas pelos profissionais, conforme citou o major Dalton Gean Perovano, coordenador do Escritório de Projetos Paraná Seguro da Sesp:

“Levou-se em conta os diversos ambientes sociais e comunitários vivenciados por eles, o que permitiu o planejamento com metodologias interativas, dinâmicas e em cenários reais e contemporâneos”.

Segundo o vice-governador do PR, Darci Piana, que também esteve presente no anúncio, a ocasião é de grande valor para os futuros estudantes:

“Esta é uma grande oportunidade para todos os nossos policiais fazerem um curso de aperfeiçoamento com uma universidade que tem muita qualidade. Estamos no caminho certo, dando oportunidade para as pessoas e qualificando o nosso sistema de segurança”

O Reitor Professor Hermínio Kloch, também celebrou a novidade:

“É um momento ímpar para todos os envolvidos, principalmente os que vão trabalhar também nos bastidores e cuidar desse projeto. Estamos preparados para oferecer uma qualificação de qualidade a estes profissionais.”

Diferencial profissional

Com os estudos os oficiais terão a oportunidade de compreender melhor o sistema de segurança brasileiro; os direitos humanos, a mobilização social e os conselhos comunitários de segurança; a gestão pela qualidade aplicada ao policiamento comunitário; a atenção a grupos em situação de vulnerabilidade; diferentes mediações de conflitos, dentre outros.

De acordo com a professora Ivone Fernandes Morcilo Lixa, esse movimento proporciona grande expectativas no campo profissional:

“Essa ação da Segurança Pública é muito importante porque se torna uma política pública para valorizar os profissionais, para que sejam motivados a buscar mais conhecimento em sua área de atuação, contribuindo para que suas atividades sejam cada vez melhores”

Norberto Siegel, coordenador pedagógico e de Pós-graduação salientou a importância da qualificação:

“Procuramos sempre trazer as nossas expectativas e o que desenvolvemos no centro universitário. Nos próximos meses poderemos alinhar os trabalhos ainda mais e ajustar as estratégias para atingir as metas propostas, oferecendo um ensino cada vez mais direcionado”.