Por Redação – Foto: Ascom/SMS
A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) iniciou nesta quarta-feira, (21), a substituição de aparelhos de Raio X das unidades de pronto atendimento 24h. A entrega do primeiro novo equipamento com tecnologia aconteceu na UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi, Subúrbio Ferroviário.
“A falta de equipamentos compromete o acesso igualitário à saúde e a efetividade dos cuidados prestados. Por isso, a compra, modernização e substituição são necessárias para acompanhar o progresso tecnológico e científico, bem como atender às demandas crescentes da população. Começamos pela UPA Adroaldo Albergaria pela simbologia de ser a primeira unidade de pronto atendimento 24 horas de Salvador e também pela urgência, já que o equipamento da unidade estava quebrado”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.
Ao todo, foram adquiridos pela SMS, com recursos próprios estimados em R$ 2,4 milhões de reais, 10 novos aparelhos de Raio X que substituirão, gradativamente, os equipamentos atuais. Até o final do mês, mais três UPAs serão beneficiadas, nos bairros de São Marcos, Bairro da Paz e Itapuã. No segundo semestre, consta na programação outras seis unidades da rede. A UPA Santo Antônio, a maior do Norte-Nordeste e localizada no Largo de Roma, já conta com o equipamento.
“A modernização dos equipamentos no SUS desempenha papel fundamental na melhoria da qualidade dos serviços e no atendimento eficiente às necessidades da população. O investimento na atualização tecnológica fortalece a infraestrutura, contribuindo para o tratamento eficaz das doenças. Embora o investimento inicial seja significativo, a substituição de equipamentos leva a uma diminuição dos gastos com manutenção e reparos constantes. Além disso, equipamentos modernos tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, frisou.
A Secretária Municipal da Saúde destaca ainda que a modernização também desempenha um papel crucial na capacitação dos profissionais. Isso porque, através do uso de equipamentos atualizados, os colaboradores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de se manterem atualizados com as mais recentes técnicas e práticas diagnósticas, resultando em um melhor desempenho e na prestação de cuidados de saúde mais seguros e eficazes.