O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Francisco Bustillo, disse nesta terça-feira (1º) que Montevidéu estava considerando a possibilidade de comprar uma das vacinas russas contra o coronavírus.

Bustillo se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou.

​”Agora estamos decidindo qual vacina compraremos, mas a vacina russa está na lista de vacinas que estamos considerando, está em uma boa posição, veremos”, disse o ministro uruguaio.

Durante a pandemia COVID-19, a Rússia emergiu como líder no desenvolvimento de vacinas, pois dois de seus produtos, o Sputnik V, desenvolvido pelo Instituto Gamaleya de Moscou, e o EpiVacCorona, desenvolvido pelo centro de pesquisa Vector da Sibéria, já estão em testes de fase três.

Frascos da vacina Sputnik V (foto de arquivo)
© SPUTNIK / RFPI E CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE EPIDEMIOLOGIA E MICROBIOLOGIA GAMALEYA Frascos da vacina Sputnik V (foto de arquivo)

Outra vacina, do centro de pesquisa Chumakov da Academia Russa de Ciências, começará os testes de fase três no início de 2021.

Os testes em larga escala da fase três da Sputnik V estão sendo conduzidos com cerca de 40 mil voluntários na Rússia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Bielorrússia e Venezuela.

Existem acordos para o fornecimento de doses da vacina em mais de 50 países, como Argentina, Brasil, Cuba, Venezuela, México e Índia. Nesta terça-feira (1º), Filipinas juntou-se ao grupo.

 

Fonte: Sputnik Brasil