O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) se pronunciou nesta segunda-feira (29) contra a realização do carnaval e defendeu o trabalho técnico realizado pelo governo da Bahia no enfrentamento à pandemia de covid-19. Assunção usou a postura da secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, para reafirmar que “não é o momento de ter carnaval, por causa do nível de aglomeração e circulação de pessoas e por causa das variantes agressivas da covid”.

“Carnaval é um evento que envolve milhões de pessoas, com grande fluxo de turistas de outros estados e países. É completamente diferente de qualquer outra coisa que tenha acontecido na Bahia até hoje, por isso a secretária está correta ao defender que nós precisamos ter muito cuidado e muita cautela no debate sobre uma festa tão grande como é essa em Salvador”, salienta Valmir.

Para o deputado, é fundamental ter mais informações sobre a nova cepa e estimular a completa imunização da população. “Estamos flexibilizando aos poucos com a possibilidade do passaporte da vacina, mas é preciso cautela, distanciamento social e cuidados para que possamos garantir, cada vez menos, infecções e mortes”, descreve Assunção.

Para a titular de Saúde, o carnaval envolve milhões de pessoas e é completamente diferente dos estádios. “O Carnaval é em fevereiro, e nós estamos em novembro, mesmo que as pessoas precisem estar contratadas, mobilizadas, não podemos falar sobre Carnaval ainda. A gente está vendo a chegada de uma nova variante que não conhecemos ainda. Tudo isso é muito precipitado para já estar se discutindo e pondo a prova a gestão que quer cuidar da saúde”.

Ascom do deputado federal Valmir Assunção