“Vamos combater o racismo religioso e a intolerância”, afirma novo secretário Inter-religioso do PT nacional

Eleito secretário nacional do Setorial Inter-religioso do PT, o baiano Gutierres Barbosa, do Distrito de Aguada Nova, do município de Lapão, tem um histórico de militância no Partido de quase 20 anos e acumula uma expressiva atuação como dirigente da legenda estadual e do Diretório de sua cidade. Gutierres é vice-presidente do Diretório Estadual, já foi presidente municipal de Lapão, tesoureiro do PT Bahia e também coordenador de Movimentos Populares do Diretório. Agora o secretário nacional do PT tem uma missão de “grande responsabilidade”, como faz questão de ressaltar, de trabalhar para que o PT fortaleça ainda mais a luta pelo respeito a todas as religiões e contra a discriminação religiosa no Brasil.

“O PT nasceu da década de 80 da luta sindical e das comunidades eclesiais de base da igreja católica. Então PT teve o pé fincado nas lutas sindicais e nas lutas religiosas porque, no período da ditadura militar, tiveram vários lideres religiosos que se colocaram contrários ao regime e que viram no PT um instrumento de luta contra a ditadura militar”, afirmou Gutierres, que é pedagogo pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Evangélico desde jovem, Gutierres sempre prezou pelo diálogo com as mais diversas religiões que têm representatividade no PT Bahia, desde as de matrizes africanas, de umbanda, espírita, dos povos de terreiros, católica, à judaica e islâmica, dentre outras. “Fico lisonjeado por ter apoio de todas as tendências do PT. É uma responsabilidade muito grande ser o coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT em um período de muito ódio como estamos vendo no país”.

O secretário nacional ressalta que a religião, representada pelas mais diversas crenças, é um instrumento agregador, de paz, de amor e de união. E é essa mensagem que o novo secretário pretende levar para todos os brasileiros. “Não existe democracia sem ter a paz contra o ódio e a justiça pra combater todo tipo de intolerância religiosa. É uma missão muito grande. Vamos combater o racismo religioso e intolerância e reunir todas as experiências de paz, sejam elas cristãs ou não cristãs, que têm como pano de fundo a paz e solidariedade. E o PT é o partido que mais se aproxima desses ideais”.

Eleição nacional – É a primeira vez que o Setorial Inter-religioso do Partido dos Trabalhadores se organiza em âmbito nacional, com o PT Bahia com o primeiro representante do Setorial. Para Gutierres, que já atuou no PT a nível municipal, como presidente do PT do município de Lapão e estadual, como vice-presidente, secretário de finanças e Movimentos Populares do Diretório Estadual, o desafio de dialogar com os diretórios do PT em todo país é um novo estímulo para a sua luta. “É uma experiência nova de relacionamento mais abrangente ainda”.

Ascom PT Bahia