Por Redação – Foto Divulgação

 

Foi anunciado nesta segunda-feira (18) pelo Vaticano, uma decisão que permite que padres católicos concedam bênçãos a casais do mesmo sexo. Esta decisão foi formalizada em um documento autorizado pelo Papa Francisco.

A partir de agora, os padres católicos romanos têm a opção de administrar bênçãos a casais do mesmo sexo. Mas, os padres podem se recusar a realizar o ritual, mas não estão autorizados a impedir a entrada de pessoas em igrejas que buscam a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção.

Importante observar que a bênção não pode ser igual a uma cerimônia de casamento e está vetada durante liturgias regulares da Igreja. O documento que revela essa decisão enfatiza que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo como um ato “irregular”, afirmando que a doutrina não sofreu alterações, e que a permissão para bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos”.

Em pronunciamentos, o Papa falou de temas inclusivos, como a aceitação das mulheres trans como “filhas de Deus” e a crítica a países que criminalizam a homossexualidade.