Responsáveis por espetáculos nos céus, os fogos de artifício são uma ameaça para os espectadores e para quem os utiliza. Acidentes que levam à amputação, queimaduras de todos os graus e até a morte já foram registrados nas festividades de final de ano. Os espetáculos pirotécnicos deverão ser planejados e acompanhados por profissional devidamente capacitado (responsável técnico ou blaster), sendo atribuída a este a responsabilidade pelo evento.

De acordo com a Engenheira de Segurança e diretora da AGNI Engenharia e Projetos, Patrícia Suede, “Nesse período, as festas em áreas abertas ou fechadas que desejam fazer espetáculos pirotécnicos devem estar atentos a legislação, pois a realização de espetáculos pirotécnicos com utilização de fogos de artifício, pirotécnicos, artifícios pirotécnicos e artefatos são regulados pelo Exército brasileiro e deverão atender ao REG/T 03 – Espetáculos Pirotécnicos, bem como às prescrições da Instrução Técnica-30 do Corpo de Bombeiros da Bahia. Os fogos de artifício devem atender às prescrições estabelecidas no REG/T 02 e o evento precisa se regularizar junto ao corpo de bombeiros”.

Se for participar de um evento no qual será realizado show pirotécnico, fique atento se o mesmo foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros observando se há no local o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; é esse documento que comprova que o evento atendeu todas as normas de segurança e que foi vistoriado e aprovado para sua realização.

Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:

  1. Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos.
  2. Sempre use fogos em locais abertos; nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
  3. Sempre armazene fogos em local frio e seco;
  4. Não desmonte os fogos e nunca tente reutilizar aqueles que tenham falhado;
  5. Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
  6. Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;

 

SOBRE A AGNI

A AGNI ENGENHARIA é uma empresa com foco na área de Prevenção e Combate a Incêndio. Seu nome surgiu em referência a esse fenômeno tão poderoso que é o fogo. A palavra tem origem no Sânscrito.  Criada em 2018, a AGNI é formada por profissionais que já trabalham na área há 15 anos. Temos também Engenheiros Agrimensores e Engenheiros Eletricistas, o que nos permite atuação em outras áreas como: Consultoria na área de Engenharia de Segurança, Consultoria na área de Agrimensura, Treinamentos NR 10, NR35, NR 30, Levantamentos Planimétricos, Levantamento Altimétricos, Levantamentos Planialtimétricos, Georreferenciamento e Geoprocessamento e Projeto de Loteamento.

Ascom