Os velejadores baianos Wallace e Gerald Wicks, comandantes do veleiro Marujo’s, vão disputar neste sábado, dia 25 de setembro, a 32ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), considerada a maior regata oceânica da América Latina. São 300 milhas náuticas de travessia oceânica, o que corresponde a 560 quilômetros, a serem percorridos por barcos de diferentes estados brasileiros e de outros países. A tradicional regata, organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, terá sua partida do Marco Zero, no Recife, e chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.

O veleiro Marujo’s, que tem como patrocinador oficial a Z6 Náutica, disputa a regata na Classe ORC. No último sábado, o barco deixou o Aratu Iate Clube, em Salvador (BA), rumo a capital pernambucana, local de partida da Refeno.

A bordo do Marujo’s, os irmãos Wicks velejam em família há muito tempo e acumulam títulos importantes em regatas pelo Brasil. Foram três vezes campeões da Regata Recife – Fernando de Noronha; ficaram em primeiro lugar três vezes também na Regata Salvador – Ilhéus e foram campeões baianos de Vela de Oceano seis vezes. Dentre os títulos, destacam-se também o terceiro lugar no Sul Americano de Vela Oceânica (2011) e terceiro colocado também na Semana de Vela de Ilhabela (2011 e 2019).  “Essa é a nossa vigésima participação nesta regata, que é sempre um grande desafio mesmo para velejadores mais experientes. Mas a chegada ao arquipélago compensa todo o esforço”, revela o capitão Wallace Wicks.

Para a Regata Recife – Fernando de Noronha, a tripulação do barco será formada por Wallace Wicks (Salvador), Agatha Wicks (Salvador),  Gerald Wicks  (Salvador),  Dorival Rizzato  (Salvador), Daniel de Avila  (SP), Francesco Colombo (Porto Alegre), Dabilson Victor Vasconcelos (Salvador), Cristiane Peres Soriano (SP) e José Tranjan (Fort Collins, EUA).

Em 2020, a Refeno não foi realizada em função da pandemia do novo Coronavírus. Em 2021, a competição será realizada dentro de todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos responsáveis e todos os barcos participantes devem estar habilitados a realizar a travessia de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil.

Para participar da regata, o veleiro Marujo’s conta também com o apoio da Blu Protetor Solar, Guccier Óculos Sports e Nautiq Sacola Estanque.