Por Redação – Foto Camila Souza GOV/BA

As vendas no comércio varejista da Bahia registraram um aumento de 3,1% em março de 2024 em comparação com o mês anterior. Enquanto isso, a nível nacional, o indicador permaneceu estável, com variação de 0,0% no mesmo período. Comparando com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia apresentou um crescimento significativo de 11,1%, sendo o segundo melhor desempenho entre os estados e marcando a 17ª taxa positiva consecutiva. No Brasil, no mesmo período de comparação, as vendas aumentaram em 5,7%.

No trimestre, as variações também foram positivas em 11,4% e 5,9%, respectivamente no âmbito estadual e federal. A expansão nas vendas do varejo nesse período revela que o setor segue influenciado por fatores positivos como juros mais baixos, mercado de trabalho mais forte e transferências governamentais. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Em relação ao ano anterior, as vendas foram influenciadas por Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento de maior peso para o setor. Nesse mês houve desaceleração na elevação dos preços para o grupo Alimentos e bebidas. De acordo com os dados do IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou nos meses de fevereiro e março de 2024 as taxas de 0,95% e 0,53%, respectivamente. Também contribuiu a comemoração da Semana Santa, que neste ano ocorreu em março, ao invés de abril como verificado em 2023.