Por Redação – Foto

 

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Resende, prorrogou por 15 dias úteis o prazo para a posse de sete vereadores eleitos em Ipiaú. A decisão contraria uma determinação de primeira instância que ordenava ao vereador Cláudio Nascimento convocar a sessão de posse em até 24 horas após a notificação judicial.

 

A medida repercutiu nos bastidores políticos do município e trouxe preocupação sobre os mandatos de Edson Marques, Posta, San, Paulista Tony, Vavá e Beto. Esses vereadores são apoiadores da candidatura de Edson à presidência da Câmara. Segundo o Regimento Interno, vereadores eleitos que não tomarem posse em até 15 dias após o início do ano legislativo podem perder o mandato, exceto se apresentarem justificativas aprovadas pelo plenário.

 

O impasse legislativo paralisou os trabalhos na Câmara, impossibilitando atividades administrativas. Além disso, os servidores efetivos enfrentam incertezas sobre o pagamento dos salários de janeiro, já que as contas do Legislativo permanecem bloqueadas.