Por Antonella Calixto e Yuri Abreu – Foto Andrezza Andrade

A vice-prefeita eleita de Ilhéus, Wanessa Gedeon (Novo), comentou ao Notícias da Bahia, nesta sexta-feira (29), a extensa dívida da gestão municipal – atualmente ocupada por Marão (PSD) – com precatórios.

Ela participou, ao lado prefeito eleito em outubro, Valderico Júnior (União), de uma coletiva de imprensa que anunciou os primeiros secretários da nova gestão, que terá início a partir do dia 1º de janeiro de 2025, e a apresentação de propostas.

Conforme reportagem do NB publicada na quarta-feira (27), o Executivo municipal corre o risco de ter milhões de reais bloqueados de sua conta bancária devido às contas não quitadas referente a precatórios.

O valor total da dívida é de R$ 95.109.370,46, correspondente aos planos de pagamento dos anos de 2021, 2023 e 2024. Essa dívida foi gerada por inadimplência do município com relação às obrigações estabelecidas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Por causa disso, a Corte determinou o início de um processo de “sequestro” dos recursos, que consiste em uma medida judicial que autoriza o bloqueio de valores diretamente das contas do município para garantir o pagamento dos precatórios. Esse sequestro é requisitado quando a dívida ultrapassa 5% da receita corrente líquida do município.

“Nós vamos lidar com isso com muita técnica. Estamos começando a apresentar o nosso corpo técnico, sabemos que vai ser árduo, que vai ser uma luta árdua, mas a nossa campanha já foi uma preparação. Esse momento é de fazer levantamento de dados, estudando toda a situação de muito planejamento e, com fé em Deus, vamos conseguir vencer todos os desafios”, resumiu a vice-prefeita.