Por Jesus Souza – Foto Reprodução / TV Bahia
Na manhã desta segunda-feira (23), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão preventiva, dez de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público como parte da Operação Overclean. A ação investiga um esquema de pagamento de propinas envolvendo empresários e agentes públicos.
Entre os presos nesta fase da operação estão o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro; um agente da Polícia Federal; Lucas Dias, ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista e atual secretário de mobilidade; e Carlos André, apontado como operador do grupo.
Lucas Dias já atuou como chefe do Gabinete Civil de Vitória da Conquista e exerceu funções na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, como presidente da Comissão de Combate à Corrupção e da Comissão Estadual do Agronegócio.
A operação também realizou o sequestro de bens avaliados em aproximadamente R$ 4,7 milhões nas cidades de Brasília, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. O valor seria proveniente de crimes investigados, como contratos fraudulentos e obras superfaturadas.
Desde o início da operação, mais de 20 pessoas foram presas em diferentes regiões do país. Um dos principais investigados é o empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. A organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão.