Por Redação – Foto Divulgação/Alba
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Alan Sanches (União), cobrou um posicionamento do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), após um flagrante de trabalho análogo à escravidão nas instalações da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Na última segunda-feira (23), uma força-tarefa liderada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou 163 chineses e interditou as obras no equipamento.
De acordo com o órgão, as condições encontradas nos alojamentos revelaram um quadro alarmante de precariedade e degradação, assim como a situação sanitária era especialmente crítica, “com apenas um banheiro para cada 31 trabalhadores, forçando-os a acordar às 4h para formar fila e conseguir se preparar para sair ao trabalho às 5h30”.
“O governador, que tanto cobra um posicionamento das pessoas, agora não deve se esconder. Governador, você é o líder de um governo, você é o líder da Bahia, precisa se posicionar sobre essas coisas. Não se esconda, governador. Trate isso realmente como deve ser tratado, com a importância que precisa. Mais uma vez, o senhor se esconde dos problemas que a Bahia enfrenta”, disse Alan Sanches em um vídeo publicado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
“Nós não vimos em lugar nenhum uma linha do governador Jerônimo defendendo as pessoas. O direito trabalhista dessas pessoas, os direitos humanos, nós não vemos nenhum dirigente do Partido dos Trabalhadores em defesa dessas pessoas, em defesa também dos empregos aqui para os baianos”, completou o parlamentar.
O líder da oposição lembrou ainda que a vinda da montadora chinesa à Bahia foi precedida por uma promessa de geração de empregos para os baianos.
“Se era para gerar emprego aos baianos, por que traz 160 chineses? E quando você traz esses chineses, você ainda dá um tratamento desumano. É dessa forma realmente que o governo acha que deve tratar as pessoas?”, questionou o líder da oposição na Alba.