Por Redação – Foto Montagem | Reprodução
O vereador Marcelo Brito (MDB), da cidade de Ribeira do Pombal (nordeste da Bahia), proferiu uma fala racista ao dizer que um homem negro não era preto e sim branco, “porque tem boas práticas”. A fala preconceituosa foi proferida na quinta-feira (19), durante o último discurso do ano em sessão na Câmara Municipal da cidade.
“Fico feliz de ver essas homenagens. Todos os vereadores que ofereceram, acertaram, todos. Najara mesmo concedeu a dois irmãos. Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro, seu pai é branco porque tem boas práticas, boas lições, tem honra”, comentou o político.
A fala gerou indignação entre os presentes e rapidamente viralizou negativamente nas redes sociais, internautas apontaram o teor racista da declaração.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
No início da tarde desta sexta-feira (20), o político publicou uma nota numa rede social, se desculpando “pela forma infeliz” como se expressou.
Confira a nota abaixo:
Venho a público esclarecer e pedir desculpas pela forma infeliz como me expressei durante a última sessão da Câmara de Vereadores, realizada em 19 de dezembro de 2024. Reconheço a indignação gerada pelas minhas palavras e lamento profundamente ter causado desconforto ou ofensa a quem quer que seja.
Peço desculpas, de coração, a todos que se sentiram ofendidos. Tenho plena consciência de que minha trajetória pública, construída ao longo dos anos com dedicação e respeito ao povo, reflete o compromisso de nunca agir de maneira preconceituosa.
Desejo ainda reforçar minha admiração e respeito por Dr. Roberval, um profissional de excelência, pai exemplar, esposo dedicado e um verdadeiro pilar da nossa comunidade em Ribeira do Pombal. Quero deixar claro que, em nenhum momento, tive a intenção de desmerecer sua história ou realizar qualquer comentário que pudesse ser interpretado de maneira negativa.
Minha vida tem sido construída lado a lado com pessoas de diferentes origens e etnias — pretas, brancas e pardas — sempre pautada na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Aprendo com este episódio e renovo meu compromisso de agir com maior responsabilidade e sensibilidade, reconhecendo a importância do respeito mútuo e da valorização das diferenças.
Reitero meu pedido de desculpas com a convicção de que não sou, e jamais serei, racista. Continuarei trabalhando para que nossa comunidade seja cada vez mais unida e fortalecida pelas suas diversidades.
Atenciosamente,
Marcelo Brito Vereador de Ribeira do Pombal