Por Maria Cecília Freire – Foto: Rosecléia Soares

Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a VII edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (SELL), na UNEB – Campus XX, em Brumado. O evento contou com a participação de escritores e professores pesquisadores, bem como as participações artísticas do grupo teatral brumadense, Abracadabra, e a Drag Queen Ayla Aissi.

No primeiro dia de SELL, o escritor e colunista Tom Farias, apresentou sua pesquisa biográfica sobre a autora Carolina Maria de Jesus, também presente em seu livro “Carolina: uma biografia”. As professoras e pesquisadoras, Dra. Mariana Rocha, Ma. Délcia Janine Siqueira e Ma. Liz Maria Theles, participaram da mesa-redonda “Resistências e Re-existências na Contemporaniedade”, falando sobre a literatura negra nas salas de aula e a influência do autor em suas obras literárias.

As atividades tiveram como objetivo, promover a criatividade e incentivar a prática da escrita, além de conscientizar os estudantes de licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas, sobre o ensino inclusivo. O organizador geral do evento e também professor do Campus XX, Dr. Baktalaia Leal, acredita que “eventos que proporcionam encontros e coletivização de conhecimento sempre geram efeitos na comunidade acadêmica e externamente, para além dela. Em especial, quando a questão são os impactos na formação de educadores, considera-se que há, a partir de eventos como o Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, resultados significativos do ponto de vista científico-tecnológico, na medida em que muitas comunicações de pesquisa são socializadas nos grupos de trabalhos desenvolvidos dentro do evento. Esse momento proporciona o crescimento dos futuros professores por meio de partilhas de suas pesquisas e publicações delas em anais do evento. Esse movimento fortalece intelectualmente e do ponto de vista curricular os sujeitos participantes, e prepara de muitas maneiras o futuro professor. Finalmente um evento de enfoque linguístico e literário proporciona uma conexão com outras instituições que se aproximam da universidade de maneira orgânica e interativa.”

Eventos que promovem novas pesquisas e metodologias de ensino como o SELL, levam as comunidades a encontrar novas formas de apresentar a educação como algo atrativo e eficaz. A coordenadora do colegiado de Letras do campus XX, Dra. Cláudia Rocha, diz que “o Seminário de Estudos Linguísticos e Literários contribui para a formação de professoras/es de Língua Portuguesa e Literatura, pois há a divulgação das pesquisas que estão sendo realizadas por intelectuais em outros Campi da UNEB e demais lugares do Brasil e do exterior, ampliando o nosso conhecimento, produzindo reflexões e incentivando, inclusive, novas investigações e produções acadêmicas nas áreas relacionadas ao tema do evento. Possibilita, ainda, a troca de experiências, de modo especial nas oficinas e minicursos, cujas temáticas são sempre enriquecedoras.”

O Seminário também contou com o lançamento dos livros: Toda Fúria de Tom Farias, Quando os detalhes sobem na garupa de Baktalaia Leal, Cuidado com quem te ama de Tiago Correia e Feridas Incuráveis de Roberta Pereira (org).

Como encerramento do evento, houve a premiação do I Concurso Literário, nas categorias Conto e Poema, que homenageou a autora Celeste Bastos. Também aconteceu a apresentação artística da Drag Queen, Ayla Aissi, assim como o Sarau que contou com leituras de textos literários e apresentação musical.