Por Redação – Foto Reprodução/Instagram
O atacante do Real Madrid/ESP, Vinicius Junior, voltou a falar sobre casos de racismo no país europeu e fez um alerta acerca da Copa do Mundo de 2030 que tem, entre suas sedes, justamente a Espanha.
As declarações do brasileiro foram dadas em uma entrevista à CNN. “Até 2030, temos muito espaço para evoluir. Espero que a Espanha possa evoluir e entender o quão sério é insultar alguém pela cor da pele. Se até 2030 as coisas não melhorarem, acho que temos que mudar de local. Se um jogador não se sente confortável e seguro jogando em um país onde pode sofrer racismo, é um pouco difícil”, disparou.
Os comentários do atacante geraram grande repercussão na Espanha. Além do ex-goleiro do Real Madrid, Paco Buyo, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, também criticou a postura de Vinicius.
“Me dói que Vinícius nos coloque no mesmo patamar”, comentou o ex-goleiro no programa de TV El Chiringuito. “Todos sabemos que existem episódios racistas na sociedade e que temos de trabalhar arduamente para eliminar. Mas é profundamente injusto para Espanha e, particularmente, para Madri, dizer que somos uma sociedade racista e, além disso, para colocar a celebração da Copa do Mundo de 2030 em perigo. Peço que você retifique. Você tem que se desculpar. Saiba que quando houver um episódio racista você terá todos nós ao seu lado, mas não terá todos nós ao seu lado quando você diz que somos racistas, porque isso não é verdade”, pontuou José Luis Martínez-Almeida, que ainda pediu retratação por parte do atleta.