Mais 30 leitos exclusivos para o atendimento ao coronavírus (Covid-19), sendo dez de UTI e 20 clínicos,  foram contratados pelo Governo do Estado no Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), instituição privada sediada em Vitória da Conquista. Eles se juntam aos 40 leitos do Hospital de Clínicas de Conquista, o que totaliza 70 leitos dedicados aos pacientes da região. Por mês, o investimento estadual supera os R$ 2,6 milhões em contratos assinados.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “o Governo do Estado está arcando com os custos integrais dos contratos com o IBR e com o Hospital de Clínicas de Conquista, uma vez  ainda não há financiamento do Ministério da Saúde para os leitos de UTI exclusivos ao Covid-19 nessas unidades”, afirma o secretário, ao pontuar ainda que não há atendimento por demanda espontânea, apenas via Central Estadual de Regulação.

Segundo a diretora de Controle de Ações de Serviços da Saúde da Sesab, Naia Lucena, o IBR é  uma entidade privada, que já prestava serviços ao SUS desde 2012 nas áreas de cardiologia, neurologia e neurocirurgia. “É importante deixar claro que o IBR não está deixando de atender à todas as outras especialidades que já oferecia. É uma unidade importante porque atende a diversas regiões do Estado, por meio do sistema de regulação”, explica a diretora. O contrato com o IBR foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado em 7 de maio.

Além disso, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) também oferta leitos exclusivos à Covid-19. Ao todo 45 leitos serão abertos progressivamente, sendo 21 de UTI.
Fonte: Ascom/ Sesab