Por Victor Razoni – Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Assim como costuma dizer a torcida do Vitória, “se não for sofrido, não é Vitória”, e foi realmente um jogo sofrido. Após começar perdendo para o Novorizontino, o Rubro-Negro virou o jogo no segundo tempo, garantindo assim o acesso à elite do futebol nacional. Os gols da vitória do Leão da Barra foram anotados por Leo Gamalho e Welder, enquanto Rômulo marcou para o time paulista.

Faltando apenas duas rodadas para o fim da segundona, a equipe comandada por Léo Condé soma 69 pontos, uma vantagem de nove em relação ao Sport, que ocupa a quinta posição. A conquista do título pode ocorrer na próxima terça-feira (14), desde que o Criciúma não vença o Guarani.

A última vez que o Vitória esteve na elite do futebol brasileiro foi em 2018. Nessa temporada, a equipe encerrou sua participação no campeonato na 19ª colocação, totalizando 37 pontos ao longo da competição. Após o rebaixamento, o clube enfrentou períodos desafiadores nas temporadas de 2019, 2020 e 2021, onde chegou a ser rebaixado para a Série C, durante esses anos, o Rubro-negro permaneceu na Série B.

Em 2022, o clube baiano disputou a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O trajeto na terceira divisão foi árduo, pois só se classificou para o quadrangular final na última rodada da fase inicial, passando várias rodadas na zona de rebaixamento, com apenas 2% de chance de acesso para a Série B. No entanto, no final, o time conseguiu subir, proporcionando alegria aos torcedores.

Chegou o ano de 2023, e a torcida rubro-negra estava focada em reestruturar o clube e permanecer na Série B, visando disputar o acesso no ano seguinte. Isso se devia a um início complicado de temporada, com eliminações precoces no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, além de ser eliminado para o Nova Iguaçu na Copa do Brasil. No entanto, o Leão se reorganizou, fez novas contratações e, além de garantir a permanência na primeira divisão, encontra-se muito próximo do seu primeiro título nacional.

O Vitória volta a campo no próximo sábado (18), para enfrentar o Sport às 17h, no Barradão, em partida válida pela 37ª rodada da Série B. A expectativa é de um estádio lotado, com a esperança de testemunhar o time erguer o troféu da segunda divisão.