Vladimir Putin, presidente da Rússia, enviou nesta terça-feira (20) saudações ao ex-líder do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, que deixou o cargo em 16 de março.

Vladimir Putin disse estar confiante de que “a implementação das decisões adotadas pelo congresso ajudará a resolver com sucesso as questões socioeconômicas que seu país enfrenta”.

“Ao longo de décadas de trabalho em altas posições partidárias e estatais, você fez muito por Cuba e conquistou o merecido respeito de seus compatriotas e o alto prestígio no exterior”, observou.

“É difícil superestimar sua contribuição pessoal para expandir as relações amistosas entre russos e cubanos e elevá-las ao nível de parceria estratégica. Estou confiante de que a cooperação construtiva entre nossos estados continuará a se fortalecer em todas as áreas”, concluiu o presidente da Rússia.

O congresso do Partido Comunista de Cuba aconteceu na semana e concretizou a saída de Raúl Castro, irmão do ex-presidente Fidel Castro, da liderança do partido. Após um período de seis décadas sob o comando da família Castro, Cuba elegeu Miguel Díaz-Canel ao cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista.

Durante a gestão de Raúl Castro, entre 2008 e 2018, o governo cubano promoveu mudanças importantes na ilha, como o reconhecimento do trabalho privado; a autorização de compra e venda de carros e casas, até então proibida em Cuba; a reestruturação de ministérios e agências para buscar dar mais vitalidade à economia nacional; e o relaxamento das restrições migratórias.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o então presidente cubano Raul Castro, à direita, se abraçam durante sua reunião em Moscou, em 7 de maio de 2015
© AP PHOTO / ANATOLY MALTSEV Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o então presidente cubano Raul Castro, à direita, se abraçam durante sua reunião em Moscou, em 7 de maio de 2015
Fonte: Sputnik Brasil