Jair Bolsonaro acredita cada vez mais que seu aliado Donald Trump  não conseguirá ser reeleito presidente dos Estados Unidos e já avalia parabenizar o candidato democrata Joe Biden pela vitória nas eleições, ainda que o resultado seja contestado por Trump.

A informação é do jornal Valor. Segundo o jornalista Daniel Rittner, o movimento de Bolsonaro dependerá da margem de Biden sobre Trump no Colégio Eleitoral, da consistência dos argumentos apresentados pelo presidente republicano e da comunicação oficial de outros países sobre os resultados.

Para auxiliares do Planalto, a vitória de Biden em estados-chave como Geórgia, Arizona e Nevada sepultaria a estratégia de Trump de contestar judicialmente os resultados do pleito.

Nessa quinta-feira (5), o jornalista Jamil Chade, colunista do UOL, informou que o governo Bolsonaro não reconheceria a vitória de Joe Biden nos EUA, caso Donald Trump recorra ao Judiciário pedindo a recontagem dos votos.

Diplomatas admitiram existir um sentimento de pressão feita pelo presidente americano para manter a aliança, até o reconhecimento da provável derrota, que pode abalar o bolsonarismo.

 

Fonte: Brasil 247