China aplaude iniciativa da Arábia Saudita no Iêmen

© REUTERS / KHALED ABDULLAH

A China aplaudiu a iniciativa da Arábia Saudita de resolver o conflito no Iêmen, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

“A China aplaude a iniciativa da solução política iemenita, proposta pela Arábia Saudita, aprova as medidas positivas do lado saudita para suavizar o meio ambiente no Iêmen”, disse Hua a repórteres nesta terça-feira (23).

Na segunda-feira (22), o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, anunciou que a Arábia Saudita está propondo uma nova iniciativa para resolver o conflito no Iêmen.

Segundo o chanceler, a iniciativa prevê a retomada da operação do aeroporto internacional de Sanaa para alguns endereços e o levantamento parcial do bloqueio do porto iemenita de Al Hudeida, entre outras medidas.

Além disso, está prevista a destinação da receita do uso do porto à conta comum das forças do Norte e do Sul no Banco Central.

O Iêmen vive um conflito armado desde 2014 entre os apoiadores do presidente legítimo, Abdo Rabu Mansur Hadi, e os rebeldes houthis do movimento Ansar Allah.

Fonte: Sputnik Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui