Cozinha Show é uma das atrações da maior Feira da Agricultura Familiar do país

Foto: Divulgação

A Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar é uma das atrações da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária que acontece este ano, de 5 a 13 de dezembro, de forma 100% on-line e gratuita. O público vai poder participar pelo endereço www.feiradaagriculturafamiliar.com.br.

A Cozinha Show terá seis dias de atividades com aulas práticas dos(as) chefs de cozinha José Morchon, Bruna Moreira, Andrea Albuquerque, Lisiane Arouca, Fabrício Lemos e Lili Almeida.

Licuri, dendê, ostras e pescados da Baía de Todos-os-Santos, farinha de copioba, umbu, caprinos, chocolate e amêndoas do cacau estão entre os produtos da biodiversidade baiana cultivados por agricultores familiares do estado, que irão compor os pratos preparados pelos(as) chefs.

O evento tem o intuito de promover a interação dos estudantes da área de produção de alimentos com o chefs de cozinha, pesquisadores, agricultores e comunidades tradicionais sobre a importância dos produtos da biodiversidade para a garantia da alimentação saudável, além da preservação do meio ambiente e dos traços culturais de comunidades que vivem e sobrevivem desses produtos.

A Cozinha Show vai contar também com debates com professores e pesquisadores das instituições de ensino superior e representações da agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais.

A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai reunir mais de 600 produtos, dos diferentes sistemas produtivos de toda a Bahia. Os internautas que acessarem a feira virtual contarão com uma Vila do Artesanato e Praça Virtual de Povos e Comunidades Tradicionais, produtos para comercialização, além de uma inovação, o Espaço de Trilhas e Rotas Produtivas Virtuais, que apresentarão a riqueza e diversidade do rural baiano.

O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), organizada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A ação integra a estratégia do Governo do Estado de promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

A Cozinha Show é promovida por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, e pela Coordenação Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR).

 

Programação da Cozinha Show

A partir das 17h, no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br

Sábado (05/12)

Chef Lili Almeida – “Acarajé com dendê de pilão do Quilombo Kaonge”

Dendê produzido no Quilombo Kaonge, em Cachoeira, no Recôncavo baiano.

Domingo (06/12)

Chef José Morchon – “Paella Baía e Recôncavo”

Frutos do mar e mangue da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Respescar) e Chouriça de Maragogipe (Associação dos Produtores de Fumeiro de Maragojipe)

Quinta-feira (10/12)

Chef Bruna Moreira – ”Bouef Bourguignon de Bode com Angu de Milho não Transgênico”

Caprino da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap) e Flocão Puro Milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê)

Sexta-feira (11/12)

Chef Lisiane Arouca – “Rabanada do Sertão com creme de umbuzada e Licuri caramelado”

Umbu da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e licuri da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes)

Sábado (12/12)

Chef Fabricio Lemos – “Arroz de galinha caipira e fumeiro com farofa de beiju de Copioba”

Galinha caipira da Feira Agroecológica do Picolino, Fumeiro da Associação dos produtores de fumeiro de Maragogipe e Beiju e Farinha de Copioba da Agroindústria da Agricultura Familiar de Brinco (Abrinco)

Domingo (13/12)

Chef Andrea Albuquerque – “Panetone de Café e Cacau de Origem”

Chocolate da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) e café da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã  (Coopiatã)