Crescem alertas sobre necessidade de superar a Covid-19 sem descuidar de outras doenças

Especialistas explicam como identificar sinais do corpo que não podem esperar a pandemia passar

Foto: Depositphotos

Cinco meses da pandemia da Covid-19 no Brasil e talvez o tema saúde nunca tenha sido tão falado e, ao mesmo tempo, tão negligenciado como agora. Em um ano atípico por conta da pandemia, é importante esclarecer quando é o momento certo de procurar atendimento médico, quando outras partes do corpo dão sinais de que não estão funcionando bem. A queda de mais da metade do número de atendimentos em hospitais especializados em vários estados já acendeu a luz amarela sobre o risco de uma terceira onda da pandemia gerada pelo agravamento de doenças não diagnosticadas ou que tiveram o tratamento interrompido durante a quarentena.

O primeiro passo para evitar dores e complicações desnecessárias é entender os sinais. Dores no mesmo local por mais de três dias, falta de ar, dificuldade na fala, formigamento, sangue na urina, febre e vômitos são algumas características que não podem ser negligenciadas. Em alguns casos, o adiamento do atendimento médico pode ter consequências irreversíveis, como no caso de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que a cada hora perdida de tratamento representa a morte de 120 milhões de neurônios.

Confira outros aspectos a serem observados em áreas importantes da saúde:

Neurologia – Perda de força, fraqueza ou formigamento de um lado do corpo podem ser sinais de AVC

A médica Lívia Figueiredo, neurologista e coordenadora do serviço de neurologia do Hospital Marcelino Champagnat, explica alguns sintomas que necessitam de atendimento imediato, em função de serem sinais indicativos de AVC, a segunda maior causa de morte no Brasil. Alteração da fala ou dificuldade em pronunciar as palavras, boca torta, alteração de visão podem ser sintomas de AVC e o serviço médico tem que ser procurado de forma imediata, de preferência em um local que tenha atendimento especializado em neurologia. Também não dá para ignorar características que surgem subitamente como: perda de força, fraqueza ou formigamento de um lado do corpo. “O AVC tem tratamento e quanto mais cedo for iniciado, maiores as chances de recuperação e menores as sequelas. A cada hora perdida de tratamento, 120 milhões de neurônios morrem. Então o AVC é uma emergência, não pode esperar”, ressalta. A médica confirma ainda que há estudos recentes que apontam algum aumento de incidência de AVC em pacientes que têm Covid-19. “O tempo frio aumenta a preocupação com o coronavírus e com o maior risco de AVC, por conta da constrição dos vasos sanguíneos. Também merece atenção a crise convulsiva, seja a primeira ou uma mudança no padrão de crise de quem já tem, precisa ser investigado porque pode haver alguma doença por trás que esteja causando essa alteração”, acrescenta.

Cardiologia – Falta de ar e dor no peito que irradia para os braços e o queixo exigem atendimento imediato

A médica cardiologista do hospital Marcelino Champagnat, Lidia Zytynski Moura, possui na ponta da língua as principais características de problemas cardíacos que precisam de um atendimento especializado. “A piora da falta de ar, dor no peito, em especial, as dores que irradiam para os braços e para o queixo e, principalmente, desmaios”, explica. “É importante que diante desses sintomas você procure seu médico quer seja por telefone  ou via telemedicina, principalmente em caso de piora”, recomenda. Ela também defende que pacientes que já possuem doenças cardíacas ou doenças crônicas precisam redobrar os cuidados neste período. “É importante manter os seus tratamentos, manter-se atento à glicemia, se for diabético, manter-se atento aos níveis de pressão arterial se você for hipertenso e tomar a medicação exatamente conforme foi prescrita pelo médico”.

Cirurgia geral – Dor no lado direito da região abdominal pode ser caso cirúrgico

Para o médico Wagner H. Sobottka, cirurgião geral e coordenador do serviço de emergência do Hospital Marcelino Champagnat, qualquer pessoa com dor na região abdominal do lado direito deve procurar o pronto atendimento. “Quanto antes for feito o diagnóstico, antes será realizada a cirurgia, um tratamento cirúrgico mais eficiente e o paciente fica menos tempo internado, facilitando a recuperação no pós-operatório”, esclarece.

Segundo ele, uma infecção no cólon, uma colecistite aguda, diagnosticada precocemente possui um tratamento cirúrgico muito efetivo com baixo índice de complicação. “É preciso sempre prestar atenção aos seguintes sintomas abdominais: náuseas, vômitos, dores abdominais, febre, diarreia, mudanças no funcionamento do intestino”, destaca. No caso de dores na parte superior do abdômen, a dor pode estar relacionada às pedras nas vesículas (pancreatite aguda). Já na região inferior direita do abdômen, se associado à febre, falta de apetite e mal-estar, o quadro pode ser de apendicite. “Apendicite aguda pode trazer complicações e um quadro infeccioso grave, que apresenta um risco de mortalidade se não for tratado adequadamente”, alerta.

Urologia – Forte dor na região lombar e aumento na frequência urinária associados à febre podem ser sinais de cálculo urinário

O médico urologista Mark Neumaier explica que, além dos riscos para a saúde, negligenciar os sinais de problemas nessa região acarretam em um sofrimento desnecessário, em função da dor gerada.  Alguns sinais de alerta para doenças do sistema urinário são: sangue na urina, incontinência urinária, forte dor na região lombar e febre. “Dor nas costas, na altura das costelas, de forte intensidade e muitas vezes associada ao aumento da frequência urinária. Esse sintoma é muito comum e relacionado ao cálculo urinário. Se não for reconhecido e tratado pode trazer consequências, inclusive, irreversíveis”, informa. O médico também faz um apelo sobre o aumento de pessoas trabalhando home office e o risco para a saúde. “Tenho notado que muitas pessoas deixam de se levantar, passam mais tempo sentadas, inclusive, deixam de se hidratar adequadamente, e isso favorece algumas doenças específicas como infecção urinária. A cada hora sentado, procure levantar, estipular metas de ingestão de líquidos. Pelo menos dois litros e meio de água por dia”, indica.

Ortopedia – Uma dor que dura mais de três dias e não melhora deve ser atendida por um especialista

O ortopedista, especialista em cirurgia de coluna, Antônio Krieger, também vê com preocupação as consequências do isolamento social e do home office para a integridade da coluna vertebral. “Nem toda casa tem a ergonomia e o escritório perfeito para que se possa trabalhar durante seis, oito horas sentado. O desktop que permitia uma visão na mesma altura do monitor foi trocado por um notebook que muitas vezes exige uma flexão do pescoço e com isso começaram a surgir sintomas de cervicalgia, dor no pescoço e dor lombar”, aponta.

Sobre a dúvida de quando ir ao hospital ele diz que os sintomas que o paciente precisa estar bastante atento são: uma dor que dura mais de três dias e não melhora. “Seja uma dor na cabeça ou nas costas, tomou um analgésico e melhorou, não é o caso de buscar o hospital. Agora uma dor que já durou três dias, uma semana, uma dor limitante, que não lhe permite ficar longos períodos em pé ou sentado, perda de força nos membros, precisa”, compara.

O ortopedista Thiago Fuchs, que atua nas áreas de cirurgia de joelho e quadril, diz que as mudanças na vida, nos hábitos e rotinas, nessa época de pandemia, vão impactar em aumento nos problemas ortopédicos. Nas articulações de carga, como o joelho e o quadril, é importante procurar o médico em caso de dores articulares relacionadas aos movimentos ou de ficar muito tempo sentados. “Aquela dor que lhe incomoda todos os dias, aquela dificuldade de calçar os sapatos ou realizar atividades simples do dia a dia são sintomas e sinais clínicos que não devem ser deixados de lado e que, algumas vezes, quando se passa muito tempo daquele sinal ou sintoma, o tratamento fica muito mais difícil, complicado e, muitas vezes, necessita de uma cirurgia”, afirma.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

 

Fonte: Central Press

48 COMENTÁRIOS

  1. Fascinating blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine. Please let me know where you got your design. Thanks a lot|

  2. Howdy! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform
    are you using for this site? I’m getting sick and tired
    of WordPress because I’ve had issues with hackers
    and I’m looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me
    in the direction of a good platform.

  3. Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that
    it’s really informative. I am going to watch out for brussels.
    I’ll be grateful if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

    Here is my web blog; japoo.net

  4. Appreciating the persistence you put into your blog and in depth information you present.
    It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Wonderful read!
    I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to
    my Google account.

    my web blog … www2u.biglobe.ne.jp

  5. Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason seemed to be on the net the easiest
    thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider worries that
    they just do not know about. You managed to hit the nail
    upon the top and also defined out the whole thing without having side effect , people could
    take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

    My web site http://www.arabiancornishtradingest.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.shltaxi.com%2Fuser%2Fprofile%2F79986

  6. I drop a leave a response whenever I like a article on a site or if I have something to valuable
    to contribute to the conversation. It is a
    result of the passion displayed in the article I read.
    And after this article Crescem alertas sobre
    necessidade de superar a Covid-19 sem descuidar de outras doenças
    – Notícias da Bahia. I was actually moved enough to post a comment 😉 I do have 2
    questions for you if you usually do not mind. Could it be simply me or does it look like some of the remarks
    appear as if they are left by brain dead folks? 😛 And,
    if you are posting on additional online sites, I would like to
    keep up with you. Would you list the complete urls of your shared sites like your twitter feed,
    Facebook page or linkedin profile?

    my site ipayelectricitybill.com

  7. My wife and i got now fortunate Peter could conclude his studies from the precious recommendations he received
    out of the web pages. It’s not at all simplistic just to find yourself handing out hints which other people could have been trying to
    sell. So we figure out we need the blog owner to give thanks to
    for this. The illustrations you have made, the straightforward
    website menu, the relationships you make it
    possible to engender – it’s all incredible, and
    it is aiding our son in addition to the family
    recognize that the topic is thrilling, and that is wonderfully serious.
    Thanks for everything!

    Feel free to visit my homepage – http://elsasylvan.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.funkyfreeads.com%2Fuser%2Fprofile%2F412746

  8. I believe everything published was actually very
    reasonable. But, what about this? suppose you typed a catchier post title?
    I ain’t suggesting your content isn’t good., however suppose you added a post title that grabbed people’s attention? I mean Crescem alertas sobre necessidade de superar a Covid-19 sem descuidar de outras doenças – Notícias da Bahia is
    a little vanilla. You should glance at Yahoo’s home page and watch how they create post headlines to get people to open the links.
    You might try adding a video or a picture or two to get readers
    interested about everything’ve written. In my opinion, it would make your
    blog a little livelier.

    My blog http://www.dmylphx.com/

  9. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your webpage?
    My blog is in the very same niche as yours and
    my visitors would really benefit from a lot of the information you provide here.
    Please let me know if this okay with you. Thank you!

    Here is my homepage … amaregolf.com

  10. Thank you so much with regard to giving everyone an update on this subject on your site.
    Please be aware that if a fresh post becomes available or if any adjustments occur to the current posting, I would be thinking about reading a lot more
    and finding out how to make good use of those strategies you reveal.
    Thanks for your time and consideration of people
    by making this blog available.

    My web page http://www.mar.eudel.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui