RÚSSIA

Sputnik – Vladimir Putin convidou todos os países para projetos de combate às alterações climáticas e afirmou que a Rússia está pronta para oferecer uma ampla gama de programas conjuntos na esfera climática. Além disso, relatou a realização russa de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Nesta quinta-feira (22), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao discursar na Cúpula do Clima organizada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, convidou todos os países a participarem de projetos internacionais conjuntos para combater as mudanças climáticas.

“Convidamos todos os países interessados para pesquisas científicas conjuntas, investir em equipe em projetos climáticos significativos e se dedicar mais ativamente ao desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono para mitigação das consequências e adaptação às mudanças climáticas”, declarou Putin.

A Rússia está executando a meta de redução das emissões de gases de efeito estufa, segundo o presidente russo. Na quarta-feira (21), durante discurso anual perante a Assembleia Federal, Putin definiu limitação significativa do volume acumulado de emissões líquidas na Rússia até 2050.

“Apesar do tamanho da Rússia, das peculiaridades geográficas, do clima e da estrutura da economia, esta tarefa, tenho certeza, é realizável”, afirmou Putin.

Putin lembrou que, em comparação a 1990, a Rússia reduziu muito mais as emissões de gases de efeito estufa do que muitos outros países.

“Essas emissões caíram pela metade, de 3,1 bilhões de toneladas equivalentes a CO2 para 1,6 bilhão de toneladas. Trata-se do resultado da reestruturação radical da indústria e do setor de energia russos nos últimos 20 anos”, sublinhou o líder russo.

O presidente Vladimir Putin ainda adicionou que 45% do balanço energético russo hoje consiste em fontes de energia de baixa emissão, inclusive a energia nuclear.
Os participantes da Cúpula do Clima estão interessados em intensificar os esforços internacionais para resolver o problema das mudanças climáticas, disse o presidente russo, Vladimir Putin.

“Nossa discussão de hoje demonstra quão profundamente todos nós compartilhamos a preocupação relacionada às mudanças climáticas e quão interessados estamos em intensificar os esforços internacionais para resolver este problema”, afirmou Putin durante seu discurso on-line.

O presidente da Rússia destacou que o destino de todo o planeta, as perspectivas de desenvolvimento de cada país, bem-estar e qualidade da vida das pessoas dependem em grande parte destes esforços.

A Rússia está pronta para oferecer uma ampla gama de projetos conjuntos sobre o clima e considerar as preferências das empresas estrangeiras dispostas a trabalhar em um ambiente ecológico, declarou o presidente Putin.