Especialista dá dicas de como combater a preguiça e não deixar a atividade física de lado

Foto: Divulgação

Diversos estudos mostram como a prática de exercícios regulares colabora na prevenção de doenças e melhora nossa disposição para encarar o dia a dia. A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, e seus benefícios podem ser sentidos tanto na saúde do corpo quanto da mente. Mas a realidade de muitos é que a vontade de se exercitar acaba sendo vencida pela preguiça. Porém, isso não quer dizer que seja uma ação impossível ou que não há formas de encontrar a motivação necessária. “Faça uma caminhada, tente fazer uma corrida, dance, prove modalidades esportivas, faça hidroginástica, musculação, natação ou veja outras alternativas”, comenta Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness. Faça essa experimentação até descobrir em qual momento do dia você se sente mais disposto, ou qual é o momento que se encaixa melhor na sua rotina. Isso vai facilitar que o exercício não seja percebido como obrigação. “Nos primeiros dias de exercício, o corpo vai ficar dolorido. A dorzinha passa logo, mas pode ser o suficiente para te desmotivar. Aguente firme e respeite a resposta de seu corpo ao esforço realizado. Com o passar do tempo, você vai criando resistência e pode ir aumentando a intensidade”, conta Guilherme.

Vale ressaltar que entre os inúmeros benefícios desse ótimo hábito, o exercício ajuda na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e problemas relacionados à baixa imunidade; na melhoria de transtornos de fundo emocional; na prevenção ou retardamento dos casos de Alzheimer; na redução ou controle de peso, e equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea. “Para ter todos esses benefícios, é preciso aderir à prática frequente de atividades físicas: três vezes por semana, por períodos de pelo menos 60 minutos”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.

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