Os estudantes das escolas estaduais vinculadas aos Núcleos Territoriais de Educação de Itabuna (NTE 05), Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16), Vitória da Conquista (NTE 20) e Jequié (NTE 22) participam, durante esta semana, das etapas territoriais dos projetos de arte e cultura promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. As apresentações de música, dança, teatro, de audiovisuais e arte patrimonial promovem o protagonismo estudantil e agitam a cena cultural das cidades que sediam as atividades.

Os projetos de arte e cultura são: Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Estudantil de Teatro (FESTE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE); Dança Estudantil (DANCE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE).

Nesta segunda-feira (26), em Alagoinhas, foram realizadas a culminância e a premiação do projeto PROVE, com a exibição de 16 curtas-metragens produzidos pelos estudantes das escolas pertencentes ao núcleo. Já nesta terça-feira (27), às 8h, no Centro de Cultura, serão realizadas as apresentações e premiações dos projetos FESTE, DANCE e FACE.

O estudante Isaque nas Neves Santos, 16, 2º ano, do Centro Integrado de Educação do Conde, participou do PROVE pela primeira vez e conquistou o primeiro lugar com o seu curta ‘Meu medo’, filmado por um celular, que aborda a depressão. “Estou muito feliz com o resultado. Sou apaixonado por cinema desde criança e ter meu vídeo exibido em uma sala de cinema é muito gratificante, pois foi além da expectativa”, disse o estudante, que participou de uma oficina audiovisual na escola para se inscrever no projeto.

No município de Jequié (368 km da capital) também foram realizadas, nesta segunda-feira, as etapas territoriais dos projetos TAL, PROVE, EPA E FESTE, do NTE 22. A atividade, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional CEEP Régis Pacheco, continua nesta terça-feira (27), com as apresentações dos projetos DANCE, FACE e ENCANTE. A exposição das obras do projeto AVE ocorre nos dois dias.

Região sul 

Nesta quarta-feira (28), às 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus (a 311 km da capital), serão realizadas as apresentações das 15 canções finalistas do projeto FACE, com a participação de 32 escolas do Núcleo de Itabuna (NTE 05). Na oportunidade, também serão premiados os estudantes finalistas dos demais projetos artísticos e culturais.

Na quinta-feira (29), os estudantes das escolas dos Núcleo de Vitória da Conquista (NTE 20) participarão do 7° Encontro Territorial Estudantil, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista (519 km de Salvador). Antes disso, na quarta (28), os estudantes participarão dos últimos preparativos com oficinas de dança, música e poesia.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado