Imagem: Reprodução web

 

Salvador vai ser palco de um amplo debate sobre as formas de acabar com a violência baseada em gênero no mundo do trabalho, tema da campanha “16 dias de ativismo”. Promovido para ACBEU o evento ocorre hoje, e conta com palestras e workshop que vão promover a reflexão sobre o assunto.

A campanha mundial “16 dias de ativismo contra a violência baseada em gênero” teve início no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Uma série de atividades e ações acontecem mundialmente desde 1991, quando foi iniciada a ação.

O evento ocorre no Makerspace da ACBEU Shopping Barra, com abertura, às 15h, de Leo Costa, educador e terapeuta sistêmico, que vai falar sobre “Violências ancestrais. Um olhar para o passado, um guia para o futuro”, abordando a necessidade de uma análise sob uma nova ótica para a história do Brasil, muito ligada a violência contra às mulheres.

Em seguida, ocorre o Workshop Motora, das 16h30 às 18h30, quer vai tratar da temática “Lidando com a violência de gênero no trabalho: Como identificar e reagir?”. O objetivo é trazer para a consciência, questionar, conversar e se unir para enfrentar questões que ainda são desafios na sociedade e no mercado de trabalho.

Em sua terceira etapa, o evento conta com mesa redonda, 18h30 às 20h, com a participação da Major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha, unidade da Polícia Militar baiana que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica, Patrícia Guerreiro, gerente de Relações Humanas da Continental Pneus;  e Monique Lemos, empreendedora, fundadora do aplicativo de carreira chamado Vocaflix, além de consultora de novos negócios e inovação na empresa Consulting.

O evento é realizado pela ACBEU em parceria com a Embaixada Americana com o apoio da Motora e do Instituto Alegria. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do sympla: www.sympla.com.br/acbeubahia e as vagas são limitadas.