Morre aos 72 anos cantor baiano Moraes Moreira

Ele  estava na casa no Rio de Janeiro e faleceu durante o sono

Correio 24 Horas – O cantor baiano Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13) no Rio de Janeiro. Segundo o Blog do Marromque informou em primeira mão a notícia, o também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor confirmou a informação. Muito emocionado, Paulinho mal conseguia falar e contou que ele faleceu durante o sono.

A causa da morte de Moraes ainda não foi informada. Também não há informação sobre quando e onde será o sepultamento. Ele estava em sua casa, na Gávea, ao falecer – ele vivia sozinho e já foi encontrado morto. O cantor deixa dois filhos, o também músico Davi Moraes e Maria Cecília, e dois netos, Alice e Francisco.

Em janeiro, o cantor fez um show no Pelourinho, ao lado do filho. Sentado durante a apresentação, já parecia estar debilitado. Em fevereiro, no Carnaval, voltou a se apresentar no Pelô. “Eu já passei por tantos carnavais aqui na Bahia e o povo no chão  pedia para a gente cantar. E hoje em dia o  trio elétrico é essa loucura toda”, disse. “Aqui, no Pelourinho, se forma. Viva o Pelourinho!”.

(Foto: Divulgação)

Nascido Antônio Carlos Moreira Pires na cidade de Ituaçu, Moraes começou a carreira tocando safona em festas de São João. Na adolescência, aprendeu a tocar violão enquanto estudava em Caculé. Depois, se mudou para Salvador e conheceu Tom Zé. Formou com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão os Novos Baianos, ficando com o grupo de 1969 até 1975.

Com Luiz Galvão, compôs a maioria das canções do grupo, que é responsável por um dos discos mais icônicos da música brasileira, Acabou Chorare, de 1972. O disco foi eleito o melhor da música nacional pela edição brasileira da Rolling Stone em 2007. “Obra-prima dos Novos Baianos, Acabou Chorare nasceu do choque entre o grupo e João Gilberto (engana-se quem imagina que a influência musical foi unilateral. Vale ouvir João Gilberto, o 47º colocado desta mesma lista, e perceber imediatamente que se trata do outro lado de uma mesma moeda.) Depois de um primeiro disco semitropicalista, um tanto psicodélico e essencialmente roqueiro gravado em São Paulo (É Ferro na Boneca, de 1970), a trupe se mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro e por lá se instalou”, diz trecho da matéria.

Três anos depois de Acabou Chorare, Moraes em carreira solo, lançando mais de vinte discos.

Acabou Chorare fez história (Foto:Divulgação)

Em 2012 Moraes gravou o disco A Revolta dos Ritmos, que trazia 12 composições inéditas dele. Paralelo ao novo CD, Moraes viajou pelo Brasil, ao lado do seu filho Davi, com uma turnê comemorando os 40 anos de Acabou Chorare.

Em 2016, foi a vez de fazer uma turnê comemorativa com os Novos Baianos. Depois de 17 anos, Moraes, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão se reencontram para a nova turnê, batizada com nome do disco mais famoso do grupo. Um ano depois, algumas apresentações da banda foram suspensas porque o cantor foi internado em decorrência de uma úlcera.

(Foto: Divulgação)

Moraes foi o primeiro artista a cantar num trio elétrico no Carnaval, junto com  o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. A partir daí, seus frevos ‘trieletrizados’, como ele denominava, passaram a ser marca registrada do nosso Carnaval: Pombo Correio, Chame Gente, Eu Sou o Carnaval, entre outros.

O cantor foi homenageado pelo Carnaval de Salvador em 2017, ao completar sete décadas de vida. Naquele ano, o trio dele teve um problema na embreagem que atrasou bastante a saída. Mas o público se manteve fiel, esperando Moraes, que estava acompanhado do filho Davi.

(Foto: Evandro Veira/Arquivo CORREIO)

“Tentaram melar meu baba, mas não conseguiram. O povo baiano viu que eu estava lá com minha história, meu repertório, com Davi Moraes, a banda e uma equipe dedicada”, comentou o cantor ao CORREIO.

“Nossas canções resistiram a tudo e a todos, dando mostras de que vieram para ficar. Passada a euforia dos sucessos imediatos, elas ressurgem gloriosas, no gogó dos foliões, inteiras e renovadas pela juventude. Reforçam assim um conceito que tenho: um bom Carnaval se faz com passado, presente e futuro”, analisou.

Davi, filho de Moraes, também seguiu carreira na música

Na última entrevista concedida, ao jornal O Globo, publicada há menos de duas semanas, Moraes criticou Baby do Brasil. O motivo da desavença foi o espetáculo musical que conta a história dos Novos Baianos, com direção de Otávio Muller e direção musical de Pedro Baby, filho dela, e Davi, filho do cantor. Moraes afirmou que Baby queria um espetáculo que “fosse evangélico” e ignorasse o uso de drogas por parte dos Novos Baianos. Hoje evangélica, a cantora afirmou que a peça é “ficção”.

Moraes se irritou. “Dizer que o musical não retrata os Novos Baianos é uma mentira deslavada. Baby queria que o espetáculo fosse evangélico. Que não dissesse que fumou maconha, que tomou ácido, que fez tudo. Assim, os Novos Baianos não seriam revolucionários. João Gilberto deve estar se mexendo na sepultura. Porque o nosso grupo fumou, sim, tomou ácido, sim, fez músicas maravilhosas em estado de fumar maconha, sim. A gente fazia música de inclusive pra ela. As canções dela que fizeram sucesso, como “A menina dança”, “Tinindo, trincando”, “Os pingos da chuva” e tantas outras, foram feitas na onda, porque naquele tempo a onda era essa”, afirmou.

Moraes começou carreira tocando sanfona e depois passou ao violão

Ele disse ter adorado o espetáculo e aproveitou para fazer uma crítica política ao momento do Brasil. “Vamos parar de mentir em nome de Deus! Éramos fãs de Jimi Hendrix, Janis Joplin. Estávamos afinados com a geração daquele tempo. Será que os Beatles fariam músicas tão lindas se não tivessem tomado ácido? Não morremos de overdose porque a gente era esperto, malandro, seguramos a barra. Isso é preconceito de evangélico. Vai votar em Bolsonaro!”.

Durante a quarentena, no mês passado, Moraes escreveu um cordel. Falava da covid-19, mas também do medo da violência e no final faz uma referência a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

Quarentena (Moraes Moreira)

Eu temo o coronavirus
E zelo por minha vida
Mas tenho medo de tiros
Também de bala perdida,
A nossa fé é vacina
O professor que me ensina
Será minha própria lida

Assombra-me a pandemia
Que agora domina o mundo
Mas tenho uma garantia
Não sou nenhum vagabundo,
Porque todo cidadão
Merece mas atenção
O sentimento é profundo

Eu não queria essa praga
Que não é mais do Egito
Não quero que ela traga
O mal que sempre eu evito,
Os males não são eternos
Pois os recursos modernos
Estão aí, acredito

De quem será esse lucro
Ou mesmo a teoria?
Detesto falar de estrupo
Eu gosto é de poesia,
Mas creio na consciência
E digo não a todo dia

Eu tenho medo do excesso
Que seja em qualquer sentido
Mas também do retrocesso
Que por aí escondido,
As vezes é o que notamos
Passar o que já passamos
Jamais será esquecido

Até aceito a polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta,
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta

Com tanta coisa inda cismo….
Estão na ordem do dia
Eu digo não ao machismo
Também a misoginia,
Tem outros que eu não aceito
É o tal do preconceito
E as sombras da hipocrisia

As coisas já forem postas
Mas prevalecem os relés
Queremos sim ter respostas
Sobre as nossas Marielles,
Em meio a um mundo efêmero
Não é só questão de gênero
Nem de homens ou mulheres

O que vale é o ser humano
E sua dignidade
Vivemos num mundo insano
Queremos mais liberdade,
Pra que tudo isso mude
Certeza, ninguém se ilude
Não tem tempo,nem idade

Moraes era ainda escritor, publicando os livros “Poeta não tem idade” (2012) e “A História dos Novos Baianos e Outros versos” (2008), ocupando a cadeira de número 38 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.

66 COMENTÁRIOS

  1. With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright
    violation? My blog has a lot of unique content I’ve either
    authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping
    it up all over the internet without my authorization. Do you know any techniques
    to help protect against content from being stolen? I’d certainly appreciate it.

    My page 918kaya apk download free

  2. After I initially left a comment I appear to have
    clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now whenever a comment is added I get 4 emails with the same comment.

    Is there a way you are able to remove me from that service?
    Many thanks!

  3. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was curious what all is
    needed to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very web smart so I’m not 100% sure. Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Cheers

  4. Thanks so much regarding giving everyone an update on this subject matter on your web-site.
    Please understand that if a brand new post appears or if perhaps any variations occur on the
    current posting, I would be interested in reading more and focusing on how to make good use of those
    techniques you discuss. Thanks for your time and consideration of
    others by making your blog available.

    Here is my homepage … http://www.pdelite.org

  5. With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright
    infringement? My website has a lot of exclusive content I’ve either written myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the
    internet without my authorization. Do you know any techniques to help reduce content from being stolen? I’d
    certainly appreciate it.

  6. I comment whenever I like a post on a site or if I have
    something to contribute to the discussion. It’s triggered by the fire communicated
    in the article I looked at. And on this post Morre aos
    72 anos cantor baiano Moraes Moreira – Notícias da Bahia.
    I was actually excited enough to write a thought 😉
    I do have 2 questions for you if you do not mind. Could it be just me or
    do some of these responses appear like coming from brain dead individuals?
    😛 And, if you are writing at other online sites, I would like to follow everything new you have to post.
    Could you make a list every one of all your community pages like your Facebook page, twitter feed, or
    linkedin profile?

    my web site :: https://www.sacdclub.com/home.php?mod=space&uid=233237&do=profile&from=space

  7. Hello there, I found your site by the use of Google even as looking for a similar subject, your website came up, it looks great.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just become alert to your blog via Google, and found that it is really informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll appreciate
    when you proceed this in future. Many other folks shall be benefited from your writing.
    Cheers!

  8. I would like to thank you for the efforts you’ve put in penning this blog.
    I’m hoping to check out the same high-grade
    content by you later on as well. In fact, your creative writing
    abilities has inspired me to get my own, personal blog now 😉

  9. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.

    If you know of any please share. Many thanks!

  10. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a variety of websites for about a year and am nervous about switching to another platform.
    I have heard very good things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress content into it?
    Any help would be really appreciated!

    Feel free to surf to my web site :: http://www.qiurom.com

  11. It’s appropriate time to make some plans for the future
    and it is time to be happy. I’ve read this post and if I could
    I desire to suggest you few interesting things or suggestions.
    Perhaps you could write next articles referring
    to this article. I wish to read even more things about it!

  12. I think this is among the most important info for me.
    And i’m happy studying your article. However want to statement on some
    general issues, The web site style is perfect, the articles is really great : D.
    Good task, cheers

  13. Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your article seem to be running off the screen in Firefox.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something
    to do with internet browser compatibility but I
    figured I’d post to let you know. The design look great though!
    Hope you get the issue fixed soon. Kudos

  14. I have to express appreciation to this writer for bailing me out
    of this type of difficulty. As a result of researching throughout the the web and
    finding ideas which were not powerful, I was thinking my life was over.
    Being alive minus the approaches to the problems you’ve resolved through the
    guide is a serious case, and those that might have negatively affected my entire career if I had not discovered your website.
    The capability and kindness in controlling all things was
    tremendous. I’m not sure what I would have done if
    I hadn’t encountered such a stuff like this. It’s possible to
    now relish my future. Thanks a lot very much for
    this professional and amazing guide. I won’t be reluctant to refer your web sites to anyone
    who would need direction on this subject matter.

    My web page :: SunnyVale CBD Reviews (Candy)

  15. Oh my goodness! Amazing article dude! Thanks, However I am having difficulties with your RSS.

    I don’t know why I can’t join it. Is there anybody having the same RSS
    problems? Anybody who knows the answer will you kindly respond?
    Thanks!!

    Feel free to surf to my web page :: Performa XL Reviews (http://usedtiresbrowardcounty.com/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=CarmineSec)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui