As autoridades americanas prenderam na última sexta-feira (2), em Miami, nos Estados Unidos, o empresário Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do general João Batista Figueiredo, último presidente brasileiro do regime militar (1979-1985).

O empresário estava foragido desde janeiro quando foi deflagrada a operação Circus Maximus, da Polícia Federal brasileira. A prisão se deu porque ele foi incluído na lista de procurados da Interpol, que, segundo a Folha de são Paulo, confirmou a prisão.

Em 2013, Paulo Renato se associou ao atual presidente americano, Donald Trump, para explorar um hotel de luxo, na Barra da Tijuca. A Trump Organization, de propriedade do mandatário, cedeu a marca para o hotel até 2016, mas se retirou do negócio depois que ele começou a ser alvo de investigação.

O empresário, alvo da operação Circus Máximus — desdobramento da Greenfield  – apesar de ter um mandado de prisão em aberto no Brasil, expedido pela 10ª Vara Federal do DF, foi preso pelas autoridades americanas justamente pelo alerta da Interpool. Ele foi detido na semana passada e ainda está nos EUA.

A documentação da operação revela que ao menos R$ 16,5 milhões em suborno foram pagos a dirigentes do BRB para que eles liberassem recurso de fundos de pensão de estatais e de órgãos públicos administrados pelo banco.

Da Redação NB *Com informações da Folha de São Paulo – foto::Fernando Lemos/Ag. O Globo