Referência mundial na área de neurociência, o médico cientista Miguel Nicolelis na estreia do seu programa Boletim Mandacaru, no Youtube, citou o Painel Coronavírus – desenvolvido pela Fundação Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o Consórcio Nordeste – para revelar queda nos casos da doença no Nordeste. Segundo Nicolelis, o dashboard é a ferramenta oficial do Comitê Cientifico de Combate ao Coronavírus.
Para o neurocientista, as informações precisas do Painel revelam detalhes de dados da Covid-19 na região e ajudam na tomada de decisões do Consórcio. “Esse é o dashboard oficial do Consórcio Nordeste, e vocês podem ver aqui as principais estatísticas por estado, o crescimento de casos e infelizmente o crescimento de óbitos”, disse.
Embora números mostrem crescimento de casos e óbitos, segundo Nicolelis, a partir da média móvel o resultado ainda é menor se comparado às outras regiões do Brasil. “A contribuição no Nordeste para todos os casos vem caindo nas últimas semanas e isso é um fator de consolo pra todos nós do Comitê, considerando que algumas das sugestões que estão sendo implementadas pelos governos, sugeridas pelo Comitê Cientifico, estão tendo resultados e isso nos alivia um pouco de todo o drama desse momento trágico que nós vivemos”.
O Painel Novo Coronavírus, lançado pela Flem em parceria com o Consórcio Nordeste desde o início da pandemia, pode ser acessado pelo endereço www.comitecientifico-ne.com.br. Ele é atualizado diariamente com base nas informações do Ministério da Saúde, WorldoMeters e Secretarias Estaduais de Saúde. Pelo painel, é possível acompanhar simultaneamente o ranking de casos do novo coronavírus por municípios e estados do Nordeste, além de diferentes regiões do país e do mundo.
by Luciano Barreto/FLEM – Imagem: Ilustração