O efeito iceberg

Sempre gostei de assistir documentários a respeito da natureza, fico impressionado com sua grandeza e diversidade. Um dos assuntos que sempre me fascinou foi o gelo, em especial os icebergs. Quantas histórias relacionadas às montanhas de gelo flutuantes. Talvez a mais famosa seja o naufrágio do Titanic. Mas, a informação que mais despertou minha curiosidade foi saber que por maior que seja essa montanha de gelo, o que vemos na verdade corresponde a cerca de 10% do seu tamanho total, ou seja, sob a superfície da água temos nove vezes mais do que conseguimos ver.

Gosto de pensar metaforicamente sobre isto em comparação com as diferentes atividades de trabalho, mas, em especial com a do teólogo exegeta. Esse profissional é o responsável por analisar profundamente os textos bíblicos, utilizando todo conhecimento e ferramentas necessárias para extrair o real significado de um trecho, capítulo e ou livro da Bíblia, a fim de que essas descobertas embasem corretamente sua teologia e possam afirmar que um ensino é realmente bíblico.

Assim como a menor parte do iceberg pode ser visto, no trabalho do teólogo exegeta não é diferente. Quando se lê um artigo, um comentário ou até mesmo se ouve um discurso, muitas vezes, não imaginamos o trabalho que dá pesquisar e estudar a fundo um texto.

Para se ter uma ideia os teólogos exegetas podem passar meses a fio pesquisando um único texto. Pois não basta ler apenas em seu próprio idioma, é extremamente necessário dominar as línguas originais dos escritos sagrados, a saber hebraico para cerca de 95% do Antigo testamento, aramaico para os outros 5% e grego koinê para todo o Novo testamento. Além de conhecer os diferentes tipos de literaturas, e as formas de interpretar cada um deles. Entender as múltiplas formas de paralelismos e figuras de linguagem que são utilizadas além de conhecer as características históricas, geográficas, políticas, sociais, culturais e religiosas que estão ao redor do fragmento estudado.

Buscar compreender também, quem foi o autor do texto e como este pensava, além de procurar entender como o destinatário original do texto recebeu a mensagem. Para só aí então, começar a interpretar o que realmente foi escrito e retirar do texto os conceitos e ensinos. Tudo isso dentro de uma metodologia clara e bem estruturada pela hermenêutica. Um trabalho realmente cansativo, mas extremamente recompensador.

Há quem se impressione com os 10% que estão fora da água, mas o que deveria nos fascinar realmente é a imensidão que está abaixo. O teólogo exegeta é aquele que consegue mergulhar para verificar as bases e fundamentos que sustentam aquilo que efetivamente se pode observar. Podemos dizer que este trabalho se ocupa em conhecer tudo nos seus mínimos detalhes, afim de trazer a superfície toda verdade da revelação de Deus.

Autor: Rodrigo Rangel é teólogo com ênfase em exegese, professor da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter

21 COMENTÁRIOS

  1. When I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments
    are added- checkbox and from now on whenever a comment is added I get four emails with
    the same comment. Perhaps there is an easy method you
    are able to remove me from that service? Appreciate it!

  2. I would like to take the chance of saying thanks to you for your professional
    instruction I have always enjoyed visiting your site.
    I am looking forward to the commencement of my school
    research and the general preparing would never have been complete without consulting your
    website. If I can be of any assistance to others, I’d be glad to help as a result of what I have gained from here.

    Here is my web page cgi.members.interq.or.jp

  3. Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say
    superb blog!

  4. Keep up the superb work, I read few posts on this site and I conceive that your web blog is rattling interesting and
    holds circles of good info.

    Take a look at my blog http://celebrationcruisepackages.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.lifeadventureexplore.com%2Fgroups%2Faffiliate-marketing-what-could-it-be-and-choose-it%2F

  5. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a coworker who had been doing a little
    homework on this. And he in fact ordered me lunch simply because I stumbled upon it for him…
    lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanks for spending time to talk about this issue here on your site.

    Here is my page – http://djibo.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui