A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – PRODEB é uma das empresas brasileiras no segmento de TI Pública que marcam presença no CA World 2017, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia.

Com mais de 400 sessões e apresentações de cases tecnológicos do mundo inteiro, projetos da Bahia, Amazonas e Piauí foram destacados no encontro que começou na última segunda-feira (13), em Las Vegas (EUA) e se encerra nesta sexta-feira (17).

Em desenvolvimento pela Prodeb, a plataforma de governo eletrônico que vai permitir ao cidadão o acesso aos serviços de diversos órgãos do estado sem a necessidade da presença física e, com isso proporcionará a diminuição de filas e perda de tempo, foi apresentada no evento por Walter Palma, da Assessoria de Governança de Soluções da Companhia.

Samuel Araújo, diretor-Presidente da Prodeb, afirma que o diferencial do projeto e o faz se destacar é apresentar uma Solução Corporativa de e-Gov que possibilita  um Canal direto e dinâmico de relacionamento com o cidadão para prestação de serviços através de dispositivos mobile, portal web e, futuramente, totens de autoatendimento de forma integrada.  “Esta solução vai possibilitar ainda um forte engajamento do cidadão com o governo” garante o gestor.​

Para Samuel Araújo, que é também presidente da Abep, a associação que congrega as empresas estaduais de TI do país, o encontro, promovido pela CA Technologies, “além da integração e troca de experiências entre as entidades de tecnologia o qe permite a evolução e melhoria de serviços para o cidadão, proporciona aos participantes treinamentos, exposição de novas tecnologias e muita capacitação.”

 O projeto tem como principal objetivo construir um Modelo de prestação de serviços e gestão pública, baseado na disponibilização de serviços eletrônicos personalizados para o cidadão, compartilhamento de informações para tomada de decisão e maior eficácia nos processos administrativos.

O gestor público terá um conjunto de ferramentas para gestão do relacionamento com o cidadão, que permitirá um conhecimento completo do perfil social do cidadão e suas necessidades, favorecendo a otimização das estruturas de back-office e melhoria da eficácia do atendimento.

Os executivos do Estado terão à sua disposição ferramentas de integração, análise e visualização de dados à partir do compartilhamento das diversas bases de dados do Governo Estadual e Federal, além de bases de dados abertas e da iniciativa privada.

Para o cidadão será disponibilizada uma interface única de acesso aos serviços públicos, independente do órgão responsável pelo provimento do serviço. Tal interface será ofertada através de aplicativo para dispositivos móveis, Portal Web e futuramente Totens de AutoAtendimento totalmente aderente à experiência do cidadão em utilização de canais digitais para o seu relacionamento de toda natureza.

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