Putin e Trump terão encontro em Helsinque em 16 de julho

Postado em 28/06/2018 16:56 - Atualizado em: 28/06/2018 16:56
Share Button
© REUTERS . Steffen Kuggler/Governo Federal da Alemanha

Os dois líderes planejam discutir uma séria de questões, entre elas segurança nacional, relações bilaterais e a agenda internacional.

O encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, será realizado na capital finlandesa em 16 de julho, informou a assessoria de imprensa do Kremlin.

“Em conformidade com o acordo alcançado, o encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, será realizado em 16 de julho em Helsinque”, lê-se no comunicado.

Segundo a Casa Branca, os presidentes dos dois países discutirão uma séria de questões, entre elas segurança nacional e relações bilaterais.”No âmbito das negociações, planeja-se discutir o estado corrente e perspectivas do desenvolvimento das relações russo-estadunidenses, bem como as questões atuais da agenda internacional”, informou Kremlin.

Anteriormente, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, chegou a Moscou para falar sobre um possível encontro entre Trump e Putin. Ele se encontrou com o próprio Vladimir Putin, com o chanceler russo Sergei Lavrov e com representantes do Conselho de Segurança russo. Depois das negociações, o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, revelou que o acordo sobre a cúpula já foi alcançado.

O primeiro encontro entre Putin e Trump foi realizado no dia 7 de julho de 2017 em Hamburgo à margem da cúpula do G20. O segundo encontro ocorreu durante a cúpula da APEC no Vietnã em novembro de 2017.

Share Button