Foto: Andre Frutuoso/CAR

Alimentos saudáveis da agricultura familiar despertam interesse de rede de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Nesta terça-feira (16), no município de Juazeiro, técnicos  da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam nos projetos  Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),  da Central da Caatinga e da Rede Subway,  estiveram reunidos para discutir uma possível parceria na comercialização e no fornecimento de alimentos da agricultura familiar aos restaurantes franquiados de alguns municípios baianos.

Como encaminhamento foi pactuada a construção de um documento que formalize um enlace produtivo e comercial entre a Central da Caatinga e a Rede Subway. O fornecimento inicial, em nível de teste, poderá ser feito em seis restaurantes localizados nos municípios baianos de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de Petrolina, em Pernambuco.

“Essa reunião para nós tem muita importância, pois apresentamos tudo o que foi construído lá atrás, da base de produção até a parte de comercialização. Acredito que está em processo de concretização uma parceria da Subway, Governo do Estado e a Central da Caatinga, com a qual vamos poder melhorar a renda das famílias e garantir a sustentabilidade do campo”, avaliou Adilson Santos, presidente da Central da Caatinga.

Arnoldo Campos, consultor do Bahia Produtiva, observou que essa aproximação da Rede Subway, dona de uma das maiores redes de restaurantes do mundo, cria “uma possibilidade promissora de parcerias entre a agricultura familiar e Subway.  Com isso, vamos gerar renda e aumentar o acesso ao mercado para os agricultores, que contam com o apoio do Bahia Produtiva e do Pró-Semiárido trabalhando juntos para viabilizar investimentos e criar essas possibilidades de parceria”, ponderou.

 

Visitas

Após a reunião, os representantes da Rede Subway, acompanhados dos técnicos do Pró-Semiárido, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram até o município de Sobradinho conhecer os quintais produtivos instalados nos assentamentos Terra Nossa e Vale da Conquista, que integram o território rural Rede Produtiva. A iniciativa já recebeu mais de R$548 mil, por meio do Pró-Semiárido, aplicados no desenvolvimento produtivo e social do território.

“A gente da Subway entende que quando você fortalece a economia local todo o entorno ganha. Um dos nossos lemas é o frescor. Então, esses produtos, principalmente os vegetais, precisam estar perto dos nossos lanches. Quanto menor a distância, mais economia, mais sustentável, menos emissão de carbono, e ainda podemos oferecer um produto melhor para o meu cliente”, destaca Fernanda Pinto, Gerente de Compras do escritório da Subway no Brasil.

A agricultora familiar Aurelina dos Santos, do Assentamento Vale da Conquista, observa que a parceria comercial junto à Rede Subway será fundamental para alavancar a produção. “Teremos mais prazer de plantar e colher, tendo um comprador certo. Aqui não usamos agrotóxicos, porque faz mal à saúde e ao meio ambiente. Com certeza, nosso lucro vai ser maior”, afirma Aurelina, esperançosa.

Comercialização

A Rede Subway tem interesse em cadastrar fornecedores que possam atender à franquia de restaurantes instalados nos municípios, para suprir a demanda de compra dos seguintes produtos: alface americana, cebola rocha, tomate, pepino comum e pimentão.

Entre as exigências para concretização da comercialização dos alimentos  estão  a  rastreabilidade, onde é possível saber desde o manejo até a chegada ao balcão de alimentação, e a produção em escala, que atenda aos restaurantes franquiados. De acordo com Fernanda Pinto, as boas práticas de produção são importantes para assegurar a segurança alimentar e nutricional do consumidor.

Atualmente, a rede conta com uma cadeia 1. 935 restaurantes franquiados no Brasil, dos quais 500 estão localizados nas regiões Norte e Nordeste no país, sendo 129 em funcionamento na Bahia.