Reinventário Gastronômico Rural do Recôncavo é lançado em evento virtual

Foto: Divulgação
Uma equipe formada por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participou, nessa quinta-feira (25), do lançamento virtual do Reinventário Gastronômico Rural do Recôncavo, via plataforma digital. O convênio, firmado entre o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Consórcio do Território Recôncavo (CTR), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR).

O objetivo é promover a valorização da produção da agricultura familiar, povos quilombolas e de terreiro, por meio do desenvolvimento de produtos da ecogastronomia, a partir da Farinha de Copioba, Ostras, Mariscos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O projeto íntegra a ação Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, do Governo do Estado, executada pela SDR.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, iniciativas como essa são sempre bem-vindas, sobretudo em se tratando de uma região que tem uma riqueza cultural e gastronômica: “É mais uma perspectiva que se abre para os produtos da agricultura familiar. Nós estamos muito entusiasmados com essa iniciativa e vamos apostar que a ação abre caminhos também para outros fins aos produtos da agricultura familiar”.
Thiancle Araújo, presidente do Consórcio do Território Recôncavo, destacou que a reunião foi muito produtiva: “A participação de todos enriqueceu o debate e demos mais um grande passo para a concretização desse projeto, que eu tenho certeza que irá ter uma influência muito grande na vida das pessoas do Recôncavo”.
A ação conta ainda com a parceria da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, e será finalizada em 2022, com a publicação de um documentário sobre a produção rural e a cultura alimentar do Recôncavo baiano.
Para José Tosato, coordenador da Cepex, o projeto reúne todas as condições para ser exitoso, com uma série de atores que podem se completar, com uma metodologia participativa, que será aplicada à situação real: “São produtos da sociobiodiversidade e um conjunto de outras espécies nativas que têm origem e são utilizadas há muito tempo por essas comunidades. A sociobiodiversidade da Bahia representa uma riqueza que precisa ser conservada, mas deve também ser utilizada de forma sustentável. Isso é importantíssimo e a agricultura familiar e o conjunto da sociedade precisam disso”.
O evento contou com a participação de representantes da CAR/SDR, Cepex/SDR, CTR, MAPA, técnicos da SDR que atuam no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Recôncavo Baiano e de prefeitos e secretários municipais de agricultura do território.
O encontro contou ainda com a presença de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Colegiado Territorial e Centro Público de Economia Solidária (Cesol).

Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

11 COMENTÁRIOS

  1. Hey! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.
    Is it very difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to start.

    Do you have any tips or suggestions? Thank you

  2. Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared
    to be on the internet the simplest thing to be aware of.

    I say to you, I certainly get irked while
    people consider worries that they plainly don’t
    know about. You managed to hit the nail upon the top
    and also defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal.

    Will likely be back to get more. Thanks

    Here is my web-site :: Mili Tac Watch

  3. Right here is the right blog for anyone who hopes to find
    out about this topic. You realize a whole lot its almost tough
    to argue with you (not that I personally will need to?HaHa).
    You definitely put a fresh spin on a topic which has been written about for a
    long time. Excellent stuff, just excellent!

    Feel free to visit my site; HB Blood Boost Review

  4. I am really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.
    Is this a paid theme or did you customize it yourself?

    Either way keep up the nice quality writing,
    it is rare to see a great blog like this one nowadays.

    Also visit my page … Roy

  5. Hello there, I discovered your blog by the use of Google whilst
    searching for a similar topic, your website
    came up, it looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hi there, simply changed into aware of your
    weblog through Google, and found that it is really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I will be grateful in case you continue
    this in future. Lots of people will be benefited from your
    writing. Cheers!

    Visit my blog HB Blood Boost Review

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui