O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, deve chegar a Israel no próximo domingo (11). O tema da conversa será o programa nuclear do Irã e as atividades de Teerã na região do Oriente Médio.

Segundo informações do Jerusalem Post, Lloyd Austin deve se reunir com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa Benny Gantz, e o ministro das Relações Exteriores, Gabi Ashkenazi.

O tema da conversa será o programa nuclear do Irã e a atividade de Teerã na região do Oriente Médio. Estão em pauta, ainda, o desenvolvimento da situação na Síria e no Líbano, e o esforço para garantir a vantagem militar de Israel na região.

Importante frisar que, no contexto desta visita, dois grandes eventos acontecem em segundo plano: as reuniões do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), que começaram no último dia 6, em Viena; e o contínuo embate marítimo entre Israel e o Irã.

Este último evento atingiu uma escalada de tensões no início desta semana com o ataque ao navio de carga Saviz, do Irã, supostamente executado pela Marinha israelense.

A publicação sustenta que ainda não está claro se a visita de Austin afetará a natureza desta crise. Por outro lado, afirma que a chegada do secretário de Defesa dos EUA pode definir o tom para um futuro próximo, além de refletir as expectativas do governo de Israel.

Última localização reportada do navio de carga Saviz, 6 de abril de 2021
© FOTO / CAPTURA DE TELA / MARINETRAFFIC Última localização reportada do navio de carga Saviz, 6 de abril de 2021

Foto: Sputnik Brasil