Trabalho é composto por três músicas e clipes inéditos, em três diferentes línguas. “Veneno”, “Não Perco Meu Tempo” e “Goals” já estão disponíveis

Ouça “Solo” aqui: https://lnk.to/anittasolo

Assista aos clipes de “Solo” aqui: http://youtube.com/anitta

Fotos de “Solo” aqui (Créditos no nome da imagem): https://drive.google.com/drive/folders/1_N6JEhBV6miuzLRn1_vzJPi3qhkeUMHQ?usp=sharing

Anitta lança hoje o primeiro EP de sua carreira, “Solo”, composto por três músicas e clipes, cada um em um idioma (português, espanhol e inglês). Os vídeos têm direção de João Papa e já estão disponíveis em seu canal do Youtube (@Anitta). “Eu estou muito feliz com os resultados. A ideia é que esse EP pudesse me aproximar de certa forma de todos os meus fãs, no Brasil e fora dele”, conta ela. Para este trabalho, a cantora optou por não ter colaborações vocais. Daí o nome: “Solo”.

“Porque Yo Soy Tu Veneno”

“Veneno”, canção em espanhol, é a primeira música do EP. Logo nas primeiras cenas do clipe, Anitta aparece envolvida por dezenas de cobras. Nele, a cantora domina e encanta as serpentes da mesma forma que o veneno faz com o corpo de uma pessoa. O jogo de palavras faz referência a um jogo amoroso. “É como brincar com fogo: é perigoso, mas atraente”, explica a Anitta.

Para o vídeo, a artista precisou vencer um dos seus maiores medos. Foram usadas diversas espécies de cobras, 29 animais no total. “No fim, elas e Anitta já eram melhores amigas (risos). Foi bem bonito ver a conexão dela com as serpentes. Isso acabou gerando algumas imagens que são impossíveis de planejar ou de fazer mais de uma vez”, revela Papa, o diretor. Segundo ele, uma das referências usadas foi Luz Del Fuego, a dançarina brasileira famosa por suas apresentações com cobras.

A pele de Anitta também recebeu uma preparação especial para o clipe. Siva Rama Terra foi a responsável por testar e criar uma técnica que deixasse a pele com aparência e textura de escamas. “Fiz três experiências até chegar no resultado que desejávamos. No dia, levamos três horas para pintar o corpo dela. E só fomos rápidos assim porque testamos várias vezes em outras pessoas antes”, explica Terra.

Além das cobras, em outras cenas, a cantora aparece envolta em lama, com diversas pessoas também lameadas ao seu redor, formando uma unidade. “Por incrível que pareça, essa foi a parte mais difícil para mim. Eu não sabia que não gostava de lama. Mas o resultado desse take ficou incrível, valeu a pena”, conta Anitta.

“Não Perco Meu Tempo Mais”

“Não Perco Meu Tempo”, canção em português, é a segunda música de “Solo”. A letra fala sobre relacionamentos, autoestima e sobre pessoas que não valem a pena. No clipe, vemos mais de uma Anitta. A cantora interage com ela mesma em diversos momentos e discute sobre as suas indecisões e sobre quais seriam as atitudes certas e erradas a tomar. Ela não segue seus próprios conselhos e, nos vídeos, beija 24 pessoas de diferentes gêneros, sexualidades, alturas, pesos, cores e estilos, sempre terminando sozinha. No fim, até mesmo a sua “consciência” a abandona.

Para a artista, as cenas foram encaradas com naturalidade. “Foi uma experiência diferente de tudo que já fiz. Fiquei hesitante no início, mas depois ficou mais tranquilo. Todos que participaram cooperaram muito. É claro que foi algo inédito para mim, mas aquela ali não é a Larissa, é como se fosse uma personagem”, conta a cantora.

“A ideia foi dela mesma. O briefing que recebi da Anitta dizia que ela queria um clipe moderno, com movimento circular e muitos beijos. Pensamos em uma sala de concreto, sem portas ou janelas e que passasse uma frieza emocional”, explica o diretor. Ele ainda conta que, nas filmagens, utilizou um equipamento chamado “motion control”, um robô que reproduz os mesmos movimentos de câmera com perfeição, quantas vezes forem necessárias. Segundo João, a tecnologia foi a responsável pelas imagens que aparentam ser em plano sequência mesmo com as Anittas duplicadas.

Para os figurinos utilizados, a regra era seguir o padrão minimalista e impessoal. “Tivemos cuidado com cores e texturas. Escolhemos um look marrom porque é uma cor que fica chique nela e, ao mesmo tempo, combinava perfeitamente com a estética e luz do vídeo. A roupa preta foi pensada para passar a ideia de neutralidade causar essa confusão entre as personalidades da Anitta”, revela André Philipe, stylist da cantora.

 

 

“Shine, the rest of the stars are watching”

Terceira e última música de “Solo”, “Goals” fecha o EP com chave de ouro. A música foi produzida por Pharrel Williams e fala sobre autoestima, brilho e amor próprio. “É uma letra linda, me apaixonei no momento que ouvi e me inspirei nela para ter a ideia do clipe. Quis fazer algo que tivesse um grande efeito visual, com muitas luzes e estrelas. É um vídeo extremamente lindo e, ao mesmo tempo, simples. É um dos trabalhos mais bonitos que já fiz”, se orgulha a artista.

Nas imagens, vemos Anitta cercada de estrelas e de um espelho d’água enquanto dança, interage com a câmera e faz um jogo de luzes e sombras com o seu corpo. O fundo estrelado segue a cartela de azul, rosa e lilás. A escolha dessas cores, segundo João Papa, é a beleza e a semelhança deles com o anoitecer. “Esse é o trabalho mais complexo que eu já fiz. A nossa vontade era filmar o clipe com céu real refletido em um piso de espelho d’água, mas isso era impossível. Não existe uma câmera com essa tecnologia. Fizemos em estúdio e com um fundo de chroma key gigante, de 49 metros. Foi um desafio técnico imenso que só foi possível porque trabalhamos com os melhores profissionais do Brasil”, conta o diretor.

O briefing para o look, segundo André, era focado no brilho. “Precisávamos de peças que reluzissem e que, ao mesmo tempo, não refletissem as cores do chroma. Também não podia ser nada que prendesse os movimentos da Anitta, ela precisava ficar livre para dançar no chão, na água e pelo estúdio”, conta ele. A beleza da cantora também chama a atenção. O responsável pelo cabelo e maquiagem da cantora em todos os clipes é Henrique Martins. “Esse é um trabalho feito em muitas mãos: eu, a Anitta, o André e a direção. Tudo precisa ornar e realçar a beleza natural dela”, explica o profissional.

Estratégia de Divulgação

Reconhecida pelo suspense de seus lançamentos, Anitta gerou expectativa acerca da divulgação de “Solo”. A cantora iniciou sua estratégia na semana anterior a estreia alterando a foto do perfil das suas redes sociais para quatro personagens do clipe de “Não Perco Meu Tempo”, uma a cada dia. A troca fez o público se questionar sobre quem seriam essas pessoas e qual seu envolvimento com o EP.

Nos últimos dias, os posts no instagram da artista foram todos voltados para a divulgação de “Solo”. A cada dia era anunciada uma nova pista do que viria pela frente, com fotos, boomerangs e vídeos. Até que, na semana do lançamento, Anitta revelou o nome do EP e de suas músicas. “Eu gosto de criar essas expectativas e ver a repercussão. É muito legal saber que as pessoas criam teorias e se perguntam o que aconteceu. E os memes (risos), eles são a melhor parte. Até acharam que eu tinha sido hackeada”, se diverte a cantora.

Curiosidades

O robô utilizado nas filmagens de “Não Perco Meu Tempo” é 100% nacional, produzido no Brasil e único no mundo

Todas as cobras do clipe de “Veneno” já estavam acostumadas a interagir com humanos. O que não se esperava era o real envolvimento delas com Anitta, o que permitiu cenas únicas, como o take que a cantora estende a mão e a serpente vem ao seu encontro

Foram utilizadas diversas espécies de cobras, dentre elas jiboias e phyton (ou píton) balls, que são animais que enroscam no pescoço e se prendem, virando uma “bola”

Um dos maiores medos de Anitta é o de cobras. Apesar disso, a cantora se sentiu à vontade e se divertiu nas gravações com os animais

A ideia inicial de “Goals” era gravar em um céu real, mas não existe tecnologia no mundo que permita gravar estrelas e pessoas em movimento, com qualidade, ao mesmo tempo

Goals foi gravado em um dos maiores estúdios do Brasil. Isso foi necessário para que coubessem os 49 metros de Chroma Key utilizados

O fundo possuía mais de 7 metros de altura e foram necessários 6 pintores para conseguir deixar o verde pronto em dois dias

Ficha Técnica “Veneno”:

Cliente: Anitta
Produto: Vídeo Clipe
Título: Veneno
Produtora: Barry Company
Diretor: João Papa
Diretor de Fotografia: João Papa
Diretora de Arte: Carol Ozzi
Produtora Executiva: Krysse Mello | Juliana Martellotta
Atendimento Produtora: Larissa Perrotta
Direção de Produção: Marcelo Ferrari | Luísa Ferrari
Coordenação de Produção: Aline Ara | Paula Monteiro
Secretária de Coordenação: Daiana Muller | João Avena
1º Assistente de Direção: Ulisses Wermelinger
2º Assistente de Direção: Olivia Rodrigues Alves
3º Assistente de Direção: Ricardo Arashiro
3º Assistente de Direção: Gian Luca Barbero
Coreógrafa: Arielle Macedo
Figurinista Anitta: André Philippe
Make up Anitta: Henrique Martins
Assistente make up Anitta: Mario Augusto Marques Silva
Make up body paint: Siva Rama Terra
Assistente make up body paint: Marilia Souza da Silva
2º Assistente make up body paint: Gabriela da Rocha Silva
Estagiaria make up body paint: Giulia Kisser
Figurinista bailarinos: Giovanna Moretto
Assistente Figurino bailarinos: Natália Barrotti
Camareira: Perpétua Maria de Jesus | Josilene Alcântara | Rosemeire Alves
Produtor de Elenco: Neto Avena
Técnico de Efeitos: Martão
Técnico de Animais: André Polosi
Produtor de arte: Carlos Castilho
Contrarregra:  Alex da Silva Souza Cruz
Operador de Câmera: Sandro Galvão
1˚ Assistente de Câmera: Alex Amatti
Operador de Câmera 2ª unidade: Alex Vecchi
1˚ Assistente Câmera 2ª unidade: Jeferson Lino
Vídeo Assist: André Prata
Logger: Beatriz Moura
Eletricista: Paulo Nunes
1º Assistente Elétrica: Emerson Frari
2º Assistente Elétrica: João Ferreira  de Oliveira neto
2º Assistente Elétrica: André Soares da Silva
2º Assistente Elétrica: João Oliveira Neto
Maquinista: Rodrigo Fidelis e Carlos Fidelis
1˚ Assistente Maquinaria: Rui Mauriti Nunes Araújo
1˚ Assistente Maquinaria: Orlando Jesus Francisco
2º Assistente Maquinaria: Juliano Capinan
2º Assistente Maquinaria: Lucas Mateus Bispo Paiva
Montador de Grua: Paulo Rogério dos Santos
Switcher: Rogério Henrique Barbosa Oliveira
Som Direto: Rodrigo Macedo
Coordenação de Pós Produção: Alê Cois | Sabrina Comar
Montagem: Alexandre Boechat
Smoke: Jorge Alaniz | Lauro Santhiago | Flavio Eidi
Finalização: Barry Company
Color: Bleach

Ficha Técnica “Não Perco Meu Tempo”:

Cliente: Anitta
Produto: Vídeo Clipe
Título: Não Perco o Meu Tempo
Produtora: Barry Company
Diretor: João Papa
Diretor de Fotografia: Daniel Belinky
Diretora de Arte: Belisa Bagiani
Produtora Executiva: Krysse Mello | Juliana Martellotta
Atendimento Produtora: Larissa Perrotta
Direção de Produção: Marcelo Ferrari | Luísa Ferrari | Ian Haudeschild
Coordenação de Produção: Aline Ara | Paula Monteiro
Secretária de Coordenação: Daiana Muller
1º Assistente de Direção: Ulisses Wermelinger
2º Assistente de Direção: Mauricio Zattoni
3º Assistente de Direção: Ricardo Arashiro
3º Assistente de Direção: Gian Luca Barbero
Make-up Anitta: Henrique Martins
Figurinista Anitta: André Philippe
Assistente Figurino Anitta: Caroline Costa | Maiwsi Ayana | Naiara Albuquerque | Rafael Nascimento
Camareiras: Cris Carvalho e Tina Rosa
Figurinista Elenco: Andreza Silva
Assistente Figurino Elenco: Sofia Nigro
Camareira Elenco: Clarice Lopes
Make-up elenco: João Avena | Meire Anne
Assistente de Make-up Elenco: Thais Bernardi
Assistente de Produção: Heloísa Vilalba | Caio Solda
Ajudantes de Produção: Claudio Sales dos Santos | José Aldevan Andrade Ferreira | Wellington Tanabe |Henrique Ballestreni Marinho
Produtora de Elenco: Fernanda Salém
Assistente de Elenco: Fabiana Ribeiro
Assistente de Arte: Mariana Godone
Produtor de Arte: Gisela Villalva
Produtora de Objeto: Manuela Ferrari
Assistente de Objetos: Carolina Lima
Ajudantes de Objetos: Adriano Santos Matias | Marcos Paulo Santos Ribeiro | Anderson Ferreira Batista | Felipe Santana | Wagner Alves de Oliveira
Motion Control: André de Souza
1º Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice
2º Assistente de Câmera: André Brasiliano Salerno
Video Assist: Rafael Ismael Ribeiro
Logger: Vanessa Cristina Alves
Eletricista: Walério Rosa
1º Assistente Elétrica: Denis Peres
2º Assistente Elétrica: Miguel Cardoso
2º Assistente Elétrica: Hudson Monteiro
Maquinista: Carlos Gomes Fidelis
1˚ Assistente Maquinaria: Rui Mauriti
2˚ Assistente Maquinaria: Orlando Jesus Francisco
2˚ Assistente Maquinaria: Fábio da Silva
Som Direto: Pablo Aranga
Finalização: Barry Company | Boundary VFX
Coordenação de Pós Produção: Alê Cois | Sabrina Comar
Montagem: Alexandre Boechat
Finalizador: André Maluly
Smoke: Jorge Alaniz | Lauro Santhiago| Flavio Eidi
Color: Bleach

 

Ficha Técnica “Goals”:

Cliente: Anitta
Produto: Vídeo Clipe
Título: Goals
Produtora: Barry Company
Diretor: João Papa
Diretor de Fotografia:: Alex Vecchi
Diretora de Arte: Belisa Bagiani
Produtora Executiva: Krysse Mello | Juliana Martellotta
Atendimento Produtora: Larissa Perrotta
Direção de Produção: Marcelo Ferrari | Luísa Ferrari | Ian Haudeschild
Coordenação de Produção: Aline Ara | Paula Monteiro
Secretária de Coordenação: Daiana Muller
1º Assistente de Direção: Ulisses Wermelinger
2º Assistente de Direção: Bianca Bunier
3º Assistente de Direção: Ricardo Arashiro
3º Assistente de Direção: Gian Luca Barbero
Coreógrafa: Arielle Macedo
Bailarinos: Arielle Macedo | Alline Azevedo |Melissa Brust | Ohana Lefundes | Moreno
Make-up Anitta: Henrique Martins
Figurinista Anitta: André Philippe
Assistente Figurino Anitta: Caroline Costa | Maiwsi Ayana | Naiara Albuquerque | Rafael Nascimento
Camareiras: Cris Carvalho | Tina Rosa
Make-up bailarinos: João Avena | Meire Anne
Figurinista bailarinos: Andreza Silva
Assistente Figurino bailarinos: Sofia Nigro
Assistente de Produção: Heloísa Vilalba | Caio Solda
Ajudantes de Produção: Claudio Sales dos Santos | José Aldevan Andrade Ferreira | Wellington Tanabe | Henrique Ballestreni Marinho
Assistente de Arte: Mariana Godone
Produtora de Arte: Gisela Villalva
Produtora de Objeto: Manuela Ferrari
Assistente de Objetos: Carolina Lima
Ajudantes de Objetos: Adriano Santos Matias | Marcos Paulo Santos Ribeiro | Anderson Ferreira Batista | Felipe Santana | Wagner Alves de Oliveira
Técnico de Efeitos: Martão
Steady Cam: Sandro Galvão
1˚ Assistente de Câmera: Ricardo Correa Couto
2˚ Assistente de Câmera: Tibaud
Vídeo Assist: Beraldo
Logger: Vitor Lima
Eletricista: Diogo Costa
1º Assistente Elétrica: Jeovan Santos (Mineiro)
2º Assistente Elétrica: Daniel
2º Assistente Elétrica: Leandro Mourão
Maquinista: Nica
1˚ Assistente Maquinaria: Leo Ribeiro (Bahiano)
2˚ Assistente Maquinaria: Tiago Stejnhart
2˚ Assistente Maquinaria: Puru
2˚ Assistente Maquinaria: Felipe
Som Direto: Marcos Paulo Santos Ribeiro
Coordenação de Pós Produção: Alê Cois | Sabrina Comar
Montagem: Alexandre Boechat
Finalizador: André Maluly
Pós Produção: Nash
Smoke: Jorge Alaniz | Lauro Santhiago | Flavio Eidi
Color: Bleach

Atendimento à Imprensa

Paulo Pimenta – [email protected]

Bruno Dias – [email protected]

Laura Alonso – [email protected]