“Uns foram e não são…” libelos quixotescos de Zé de Jesus Barreto

 

 

LIBELOS QUIXOTESCOS  

                                                 Zédejesusbarreto, um Sancho das escrevinhações

 

**

 “Uns foram e não são

Outros são e não eram”

(Quixote, de Cervantes)

**

Ave Santo Amaro!

Louvo, respeito e agradeço a Caetano Veloso pela grandeza e significado de sua obra que marcou gerações, enquanto libertária.  Mas…

Preciso dizer algo sobre seu filme, documentário, entrevista ou monólogo que trata de sua prisão (e de Gil) em 1968, depois do AI-5, e o exílio em Londres. Fatos acontecidos, sofridos.

– Exalam oportunismo o modelito e o lançamento da obra neste momento; ranços político-ideológicos e o propósito de faturar em cima.

– Não há porque a omissão, no relato, do papel decisivo de ACM na negociação com os militares para a soltura dos artistas baianos, presos num quartel do Rio, com o assumido compromisso e a garantia de que ficariam na Bahia, quietos e calados, monitorados pelos milicos até que fossem para o exterior. Até o show no TCA, em 69, no intuito de angariar recursos para a viagem, foi negociado.

– Se hoje, a esquerda ‘nutela/caviar’ quer fazer da peça um libelo, panfleto para seus atuais propósitos/objetivos ideológicos, quando tudo aconteceu (1968/69 …), gostar de Caetano, Gil, Tropicália… era coisa de alienado, de ‘festivo’, segundo a esquerda que se postava à frente da luta contra a ditadura. Vivi isso. Vale relembrar o discurso irado de Caetano no festival do “É proibido proibir”, bradando para a plateia de estudantes que o vaiavam: “Vocês não estão entendendo nada, nada!”; E mais:  “Se vocês forem em política como são em estética, tamos fritos!”. Apois.

– Sem mais, não gostei da interpretação forçadamente broxante de ‘Hey Jude’. E olhe que amo ele cantando Beatles.

Só uns toques, sem desmerecimentos.

**

Votos (in)válidos

Eleitores, eleições na porta, cuidado com os candidatos a eleitos.  Campanha política é negócio, conchavos, apoios e blefes, promessas e ludíbrios. “O que eu vou ganhar com isso?”, esse é o papo no breu das tocas.  A propaganda é a enganação, a arte de saber mentir e lograr.

Quanto mais desinformado e iletrado é um povo, mais fácil se torna manipula-lo, acorrenta-lo, subjuga-lo, oprimi-lo, usa-lo em proveito de interesses.

**

Domínios

Impressiona-me cada dia a capacidade desses ideólogos de criarem narrativas, muitas delas absurdas, em cima de acontecimentos, dizeres… com historinhas bem urdidas, ora absurdas, ora sórdidas.  Fingem acreditar nelas e as repetem, pregam, propagam…   Rola grana gorda!

E as manadas, carneiras, desafortunadas seguem cegas: “méé, méé!”.   Chamam a isso de “fazer política”. Bizarro.

**

Os mandões

Nessa democradura sobram ditadores, de todo naipe e tamanhos – de toga, faixas, gravatas, medalhas, títulos, fardas – e nenhum líder. Sobra mandonismo nos três ‘poderes’ da tal república. E nos municípios, estados, câmaras, assembleias, congresso, tribunais, ministérios …  Os porretas totalitários aproveitam-se de qualquer circunstância ou miserê pra cagar ordens e disputar poderes, “quem manda mais aqui?”

A massa, lá e cá, no cabresto, no chicote, no chocalho ou por um punhado de ração berra, aqui e acolá, mas segue cordeira, como se sina fosse.

**

Poder paralelo

Em muitos bairros desta cidade-mãe amada a gente já tem de pagar pedágios aos “donos do pedaço” para sobreviver – abrir uma quitanda, caminhar com os netos, dormir em paz…

Mensalões. Os garotos da patrulha, bem armados, vão cobrar na porta. Sem recibos, sem barganhas, na tora, “é tanto!” e pronto. Milícias, tráfico, comandos, polícia, políticos, togados… vá saber!  Se rebarbar… pode virar presunto.

**

Carimbo

O STF, segundo Guzzo, virou uma banca de advogados do crime organizado.

STF = Serviço Togado de Falcatruas.

**

The end

Droit & Gauche:

Onde cabe tudo cabem todos

 

 

15 COMENTÁRIOS

  1. I’m truly enjoying the design and layout of your site. It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme? Outstanding work!|

  2. Oh my goodness! Amazing article dude! Thanks, However I am experiencing difficulties with your RSS. I don’t know why I cannot subscribe to it. Is there anybody getting the same RSS issues? Anyone that knows the answer will you kindly respond? Thanx!!|

  3. Hey just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.|

  4. Terrific article! That is the type of information that
    are supposed to be shared across the net. Shame on the seek engines for no longer positioning this submit upper!
    Come on over and discuss with my web site . Thanks =)

  5. I blog quite often and I genuinely thank you for
    your content. This article has truly peaked my interest. I will take
    a note of your blog and keep checking for new information about once per week.
    I opted in for your RSS feed as well.

  6. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to
    say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your feed and I hope you
    write again soon!

  7. After going over a handful of the blog posts on your blog, I honestly like your way of blogging.

    I saved it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please
    check out my web site too and tell me how you feel.

  8. Thanks , I have just been searching for info about this subject for a while and yours is the greatest I have
    came upon till now. But, what in regards to the bottom line?
    Are you certain about the supply?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui