Bahia, Agosto de 2020 – A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe grandes impactos para a economia. Ainda assim, alguns setores cresceram durante o período de isolamento social, entre eles o de consórcio. A Embracon, administradora de consórcio há mais de 30 anos no mercado, teve um aumento de 6% nas vendas de cotas na Bahia, entre os meses de janeiro e maio deste ano.

Quando observado os tipos de consórcios mais contratados pelos baianos no período, o de Motocicleta aparece em primeiro lugar, com 34% de incremento, seguido pelo de Imóveis (19%). Para o vice-Presidente de Negócios da Embracon, Luís Toscano, a situação provocada pela pandemia fez com que os brasileiros estivessem mais atentos às suas finanças e buscassem formas mais vantajosas para obtenção de bens.

 

“Os consórcios possuem um sistema de contratação mais simples e muito mais barato que outras formas disponíveis no mercado. Como não existem juros, apenas uma taxa administrativa, as parcelas pagas tornam-se mais realistas e acessíveis, o que sem dúvida tem ajudado as pessoas na organização de suas finanças”, explica.

 

Mercado

Segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira de Administradoras de consórcio (ABAC), entre janeiro e abril deste ano, as modalidades de Serviços e  Imóveis foram as mais procuradas pelos brasileiros, com incremento de 111,7% e 5,5%, respectivamente. Ainda segundo a entidade, apesar da queda de 8,6% nas vendas de novas cotas de consórcio, durante a pandemia, quando observado todos os segmentos, alguns dos produtos, como Motocicletas, Veículos leves e Serviços, mantiveram alta no valor dos créditos contabilizados, no primeiro quadrimestre de 2020, totalizando R$40,23 bilhões, um aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Sobre a Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a empresa possui mais de 130 mil clientes ativos, mais de 700 parceiros em território nacional, 89 filiais no país e 2,9 mil funcionários. É uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis e serviços e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Visite o site: http://www.embracon.com.br