Por Redação – Foto Divulgação

 

Registro do primeiro álbum independente do mestre João do Boi e de seu grupo, o Samba Chula João do Boi, gravado em setembro de 2022, tem lançamento agendado para a próxima sexta-feira, 05 de abril de 2024, em todas as plataformas de streaming de música (Spotify, Aple Music, Deezer, Tidal e YouTube Music). Com grande expectativa o álbum intitulado “A Chula de São Braz”, estava previsto para lançamento em abril de 2023, mas teve de ser adiado por conta do seu falecimento do mestre João do Boi em 08 de janeiro de 2023. Em 13 de junho deste ano, o mestre completaria 80 anos. Link para acesso ao álbum – https://bfan.link/a-chula-de-sao-braz

Segundo Fidelis Melo, produtor executivo do álbum, este registro musical tem uma característica peculiar. “As músicas foram gravadas ao vivo, numa casa em São Braz, distrito de Santo Amaro da Purificação, assim como acontece quando é dia de reza de São Roque, ou quando o grupo era chamado para fazer um samba num batizado de criança, ou aniversário de alguém da comunidade. É um registro muito próximo ao real, com poucos cortes apenas para delimitar o conjunto de chulas em pot-pourris em algumas faixas”, destacou Fidelis e finaliza indicando que as vozes soltas estão carregadas de emoção, com os músicos ora cadenciando o samba, ora apertando o ritmo, na dinâmica natural de uma roda de samba chula.

A voz rouca, marcante e inconfundível do mestre João do Boi entoando uma chula pós outra. A reverência ao santo que dá nome à localidade que ele escolheu pra viver, o santo São Brás, que cuida da voz dos gritadores de chula e as letras do cotidiano bucólico de sua vida, vem registrado e impresso em suas canções.

Atendendo ao desejo do mestre, o álbum foi prensado em CD, apenas mil cópias. O projeto gráfico é assinado pela designer Fernanda PC e traz, além das letras em seu encarte, desenhos assinados pelo artista e ilustrador Davi Comodo, como também algumas fotos do dia da gravação do álbum em São Braz. A capa, contracapa e a estampa da bolacha do CD têm as fotos cedidas e assinadas pela fotógrafa Maria Buzanovisky, além de homenagens póstumas ao mestre Alumínio (foto de Vinícius Xavier) e Maria Eunice (foto de Fidelis Melo), irmão e esposa do mestre João do Boi.

Para Carlos Santana, mais conhecido como mestre Babau, amigo-irmão do mestre João do Boi, coordenador geral da gravação do álbum, o registro é de grande importância para a história do samba chula. “Mestre João sonhava em gravar esse álbum, desde que formou o Samba Chula João do Boi. Mas ele partiu e não pôde desfrutar desse sonho, ver o CD físico que ele queria segurar nas mãos. Então a realização desse projeto tem uma importância muito simbólica para a cultura e para nós amigos e familiares. Quero aproveitar e agradecer a todos e todas que contribuíram direta e indiretamente para isso”, registrou em sua fala o mestre Babau.

O álbum “A Chula de São Braz” do grupo Samba Chula João do Boi é uma realização da Zazueira Produções e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI e Secretaria de Cultura da Bahia.