Por Redação – Foto Divulgação/CBF

A Fifa e a Conmebol emitiram um novo alerta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a possibilidade de suspensão de participação em competições internacionais. Segundo informações do Globo, a realização do processo eleitoral da confederação só será autorizada após a visita de uma comissão representativa de ambas as entidades. Em comunicado divulgado neste domingo e direcionado a Alcino Reis, secretário-geral que foi afastado pelo interventor José Perdiz, os organismos afirmam que planejam visitar o Brasil na segunda semana de janeiro.

As organizações internacionais sustentam que seus regulamentos não autorizam intervenções externas, como a interferência da justiça comum. Argumentam também que, em caso de vacância da presidência, a entidade deve ser liderada pelo diretor mais antigo.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou o afastamento do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, e designou um Conselho de Administração interino para a CBF.

“FIFA e CONMEBOL gostariam de enfatizar fortemente que, até que tal missão seja realizada, nenhuma decisão que afete a CBF, incluindo qualquer eleições ou convocação de eleições, sejam tomadas”, diz uma parte da carta enviada à CBF.