Com a presença do movimento negro da Bahia, a professora e atriz Arany Santana tomou posse da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), após solenidade no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador, nesta segunda-feira (2). Presente ao ato, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) exaltou a atuação da nova titular da pasta, do movimento negro do Estado e da passagem de Jorge Portugal pela Secult.

“O governador Rui Costa acertou em cheio na nomeação da companheira Arany Santana para comandar a Cultura da Bahia. Trabalhamos juntos quando fui secretário da então Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza [Sedes], e quando me afastei para disputar as eleições para deputado federal, Arany assumiu a pasta, ainda no governo de Jaques Wagner. É uma mulher, negra, preparada, tem muito conhecimento sobre a cultura do nosso povo e compromisso com as causas da população negra. Não poderia ter sido uma escolha melhor”, salienta o deputado.

Para Valmir, Arany substitui Jorge Portugal para seguir com o trabalho desenvolvido por ele nesses quase três anos de atuação. “Ele desenvolveu a cultura da Bahia e qualificou os projetos no interior do estado, dando mais oportunidade para novos empreendimentos culturais e envolvendo a juventude negra”, destaca. Antes de ser indicada para o cargo, Arany estava à frente do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A nova titular da Secult é professora, atriz e ex-diretora do Ilê Aiyê e falou da honra em ser empossada secretária de Cultura da Bahia.

O governador Rui Costa nomeou Arany Santana após contar com uma série de fatores, que não envolve a sua reforma administrativa. Dentre eles o fato de Santana ser o melhor quadro público depois de Jorge Portugal dentro da Secult, e considerou sua legitimidade como referência de setores do movimento negro e da cultura, além da relação próxima com setor do PT, como o MST e a tendência EPS.

Vitor Fernandes