Por Redação – Foto: Divulgação
Durante esta semana, 14 atletas baianos estarão em competições nacionais de judô, karatê, skate, futebol de cegos e paradesporto, contando com o suporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Esses atletas beneficiam-se da concessão de passagens aéreas pela autarquia estadual.
Dois promissores judocas representarão a Bahia na Seletiva Nacional Sub-18, que ocorre entre esta quinta-feira, 30, e domingo, 03, em São Paulo, onde já se encontram. Maria Helena Dourado, de 14 anos, competirá na classe sub-15, categoria -70 kg, após conquistar nove títulos baianos neste ano e alcançar a segunda colocação no regional III do Campeonato Brasileiro Região III 2023, realizado em abril no Espírito Santo.
Por outro lado, Arthur Figueiredo, de 16 anos e líder no ranking estadual na classe 18 na categoria -80 kg, buscará o seu primeiro título nacional. Ele participou anteriormente do Campeonato Brasileiro Sub-21, ocorrido em agosto na Arena de Esportes da Bahia, e conquistou o terceiro lugar no regional realizado no Espírito Santo neste ano. No circuito baiano de 2023 na categoria sub-18, Arthur acumulou oito medalhas de ouro e uma de bronze, além de mais seis medalhas competindo na categoria sub-21: duas de ouro, uma de prata e três de bronze.
Karatê – Os demais representantes baianos nos esportes de luta são Esther Silva, 9 anos, e Marcio Silva, de 12 anos e portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles e mais dois acompanhantes viajam nesta quarta-feira, 30, para as lutas do Campeonato Pan-Americano WKC de Karatê em Olinda, em Pernambuco, no final de semana.
Skate – Como parte do calendário oficial da Confederação brasileira de Skateboarding (CBSK), que visa definir os campeões brasileiros e os classificados para eventos internacionais, o Campeonato Brasileiro de Skate Street Amador vai contar com três skatistas baianos em Santos entre os dias 04 a 10 de dezembro e o da variação Park, em Curitiba, terá cinco representantes baianos durante os dias 14 a 17 de dezembro.
Destes, quatro estão viajando com apoio da Sudesb: Rafael Paiva e Jeferson de Jesus para Santos; e Wesley Lucas e José Oliveira para Curitiba. Os demais atletas são João Krauss para Santos e Letícia Borges, Osmar Nakad e Jalisson Reis para Curitiba.
Paradesporto – Completando a lista dos baianos, a equipe do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), composta por 14 atletas, dos quais quatro com apoio da Sudesb, viaja neste sábado, 02, para São Paulo, onde disputam a Copa do Brasil de Futebol de Cegos Série B no Centro de Treinamento Paralímpico entre 03 e 07 de dezembro. Além deles, Jardel Moura e Ivanildo Oliveira viajam nesta sexta-feira, 01, para Londrina, no Paraná. Eles vão competir na Surdolímpiadas Nacional 2023.