Por Redação – Foto: João Ubaldo / Ascom Sudesb

Neste domingo (3), a partir das 10h, a Enseada dos Tainheiros, na Praia da Ribeira, será palco da etapa final do Campeonato Baiano de Remo 2023. O circuito de quatro etapas entre novembro e dezembro deste ano contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Com a participação de aproximadamente 90 atletas, destaca-se a intensa rivalidade entre as equipes do Esporte Clube Vitória, liderando com um ponto de vantagem, e do Clube de Natação e Regatas São Salvador na busca pelo título geral. Além disso, o tradicional Clube de Regatas Itapagipe destaca-se pelo maior número de competidores. Outra disputa em destaque é pela terceira posição, atualmente ocupada pelo Clube de Regatas Península, a equipe mais recente do circuito, em confronto com o Sport Club Santa Cruz.

A programação inicia com a categoria 2X principiante e segue com: 1X feminino principiante; 4+ senior; 1X junior B; 2- peso leve; 2+ senior; 4- sub-23; 2- feminino senior; 4X principiante; e 8+ sub-23.
Jair Fonseca, presidente do Península e um dos responsáveis pela organização das provas, destaca que a disputa pelo título será intensa. O Vitória precisa vencer cinco provas ou o mesmo número de provas que o São Salvador, enquanto este último, para conquistar o campeonato, precisa vencer uma prova a mais que o Vitória.
“Existe boas disputas nessa final do campeonato. Algumas provas já têm atletas favoritos, como no caso do São Salvador e do Vitória, que deixa o campeonato ainda mais emocionante. Quero agradecer a Sudesb por apoiar a mais uma vez trazermos uma estrutura condizente com a tradição da nossa modalidade”, afirma.
A treinadora do São Salvador, Marilene Barbosa, expressa confiança ao buscar o inédito título de uma treinadora mulher na história do Campeonato Baiano de Remo.
“Além de uma grande disputa, quero me valorizar como profissional também. Já viajei com atletas para o Campeonato Brasileiro de Remo de Jovens Talentos em Porto Alegre. Falta esse título, que vai ser comemorado demais pela torcida do São Salvador.”