Por Redação – Foto Lorenzo Di Cola/NurPhoto/Getty Images

Uma nova atualização da rede social Instagram começa a enviar notificações à noite para os adolescentes como sugestão para dar uma pausa na navegação. O aviso será enviado após usarem o aplicativo por mais de 10 minutos durante a noite. A notificação será destinada a quem estiver trocando mensagens na DM ou assistindo a vídeos Reels. O alerta não impede que o adolescente continuo usando o aplicativo.

Com a mensagem “Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite”, a rede social sugere ao jovem ou adolescente que deixe de estar conectado na rede. Alerta começou a ser emitido em solo brasileiro desde o dia 18, segundo a empresa Meta, para jovens de 13 a 17 anos.

Notificação “que tal dar uma pausa” do Instagram. Objetivo é desestimular uso do app à noite — Foto Reprodução/Instagram

De acordo com o g1, essa ação faz parte dos esforços da Meta para ajudar os adolescentes e seus responsáveis a gerenciar o tempo que passam na conectados na internet, sobretudo no período noturno. Outras ações nesse sentido são:

  • Recurso para pais supervisionarem a atividades dos filhos na rede social;
  • Lembretes para fazer pausas regulares;
  • App no modo silencioso que restringe notificação, envia respostas automáticas e sinaliza que o usuário não está disponível.